Previous slide
Next slide

Desde dezembro de 2018, a Defesa Civil Municipal atua na prevenção de ocorrências e conscientização dos moradores para a redução de danos

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Defesa Civil Municipal, dá continuidade à Operação Verão Seguro – OVS, que compreende o período entre 1º de dezembro de 2018 e 15 de abril de 2019 – segundo Decreto Municipal nº 6.876 de 2018. Ações preventivas, como vistorias técnicas, podas de árvores e conscientização de munícipes são realizadas constantemente pela Defesa Civil. Estes serviços, intensificados durante o período de chuva, também contribuem para a redução de acidentes.

 

De janeiro até o início de fevereiro, a Defesa Civil Municipal registrou 96 quedas de árvore, 11 deslizamentos e 5 pontos de alagamentos. Nas fortes chuvas do último fim de semana – dias 16 e 17 de fevereiro, foram registradas mais cinco ocorrências de queda de árvores em vias e residência; desbarrancamento de muro de contenção; queda de muro sobre veículo; escorregamento de terra – arrastando árvores sobre fiação elétrica, e deslizamento de morro com interdição parcial de imóvel.

 

Do início do ano até o presente momento, não há registro de vítimas em nenhumas das ocorrências. O município possui áreas suscetíveis a deslizamentos localizadas nos bairros Jardim Itacolomy, Jardim Mirante, Jardim Santa Rosa e Morro do Embaixador. A Defesa Civil Municipal monitora as famílias residentes nessas áreas.

 

Com a Operação Verão Seguro, são estabelecidos conjunto de ações preventivas e procedimentos emergenciais a serem adotados pelo Poder Público Municipal e pela comunidade, promovendo a organização e preparação de órgãos públicos para o gerenciamento de emergência e situações de perigo aos cidadãos durante o período de fortes chuvas.

 

Segundo o Coordenador da Defesa Civil da cidade, Cesar Theodoro, com a prevenção realizada corretamente antes do início do período de maior incidência, os riscos diminuem. “Nossos agentes são treinados para realizar vistorias e orientações aos moradores, de forma a minimizarmos os efeitos causados pelas tempestades. Limpezas de vias e galerias evitam o acúmulo de sujeira nos esgotos”, declarou.

 

Neste ano, entre as ações preventivas executadas pelo Poder Público estão, por exemplo, a limpeza, manutenção, construção e desobstrução de galerias e córregos em diversos bairros.

 

Atendimento – Para os próximos dias, em Ribeirão Pires, estão previstas pancadas de chuva entre esta quarta-feira, dia 20, até próximo sábado, dia 23, segundo informações do CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências, ligado à Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo.

 

Para entrar em contato, a Defesa Civil está à disposição dos moradores de Ribeirão Pires pelo atendimento emergencial 199 ou pelo número de telefone 4825-1830. O atendimento via e-mail acontece pelo endereço eletrônico: defesacivil@ribeiraopires.sp.gov.br.