Previous slide
Next slide

Evento marcou, ainda, aula inaugural do EJA – Tempo de Aprender – neste primeiro semestre do ano

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, solenidade de formatura de sete alunos que concluíram o Ensino Fundamental I, por meio do projeto “Tempo de Aprender – EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A celebração que aconteceu no Anfiteatro Arquimedes Ribeirão contou a presença do prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, do vice-prefeito Gabriel Roncon, da Secretária de Educação, Flávia Banwart e de professores e familiares dos formandos.

“É um orgulho ofertar aos moradores a oportunidade do aprendizado da leitura e da escrita. Parabenizo os alunos que quebraram as barreiras do preconceito e que se superam a cada dia. Oferecer essa modalidade de ensino é um compromisso da gestão que possibilita ao cidadão recuperar a autoestima e a esperança de melhoria na qualidade de vida”, declarou o prefeito.

Na atividade, histórias de superação emocionaram os convidados. Incentivado pela esposa, Reinaldo Alves dos Santos, de 53 anos, se disse confiante em continuar os estudos. “Eu agradeço aos professores, pois são eles que nos deram todo o apoio para aprendemos a ler e escrever. Vou continuar estudando e incentivando mais pessoas a participar dessa iniciativa”, disse o aluno, que é motorista de caminhão.

De acordo com a secretária de Educação, Flávia Banwart, o  objetivo do projeto “Tempo e Aprender” é erradicar o analfabetismo, promover e incentivar a continuidade dos estudos para adultos que não tiveram oportunidade.

“Homenageamos esses alunos que com muita garra retomaram os estudos, vencendo grandes obstáculos com o objetivo de aprender. Essas pessoas conquistam, a partir da leitura e da escrita, muito mais dignidade e condições de lutar por seus direitos”, disse Banwart.

Além da formatura, a Secretaria de Educação promoveu a aula inaugural para dar boas-vindas aos novos alunos. Desde 2017, 90 moradores foram contemplados pelo projeto que oferece alfabetização referente ao período do 1º até o 5º ano do Ensino Fundamental I. A Prefeitura oferece material escolar nas aulas gratuitas, que acontecem na Escola Municipal Engº. Carlos Rohm I.