Prefeitura oferece, desde 2017, procedimentos cirúrgicos para animais da cidade. Mais de dois mil cães e gatos já foram contemplados.
A Prefeitura da Estância Turística, por meio da Secretaria de Saúde, dá sequência ao programa gratuito de castração de cães e gatos da cidade. Desde 2017, foram realizadas mais de duas mil cirurgias, no Centro de Controle de Zoonoses, em duas etapas da ação. Nessa semana, 104 animais foram castrados – 57 cães e 47 gatos – dentro da segunda fase do programa.
A Prefeitura iniciou em outubro a terceira etapa de castrações, com o cadastro de mais 800 animais.
“Consideramos esse um importante investimento voltado ao controle da população canina e felina em nossa cidade. Além do bem-estar dos animais, essa medida tem como objetivo garantir mais segurança e saúde a todos os moradores, principal papel do Centro de Controle de Zoonoses”, esclareceu a secretária de Saúde da cidade, Patrícia Freitas.
ONGs que abrigam animais da cidade, bem como cães e gatos adotados por moradores no CCZ, seguindo o que é estabelecido pela Lei Municipal nº 5.836/14, tem prioridade na ação. Cães comunitários podem ser castrados, desde que haja pessoa responsável para acompanhar o pós-operatório do animal.
Mais informações sobre os serviços do CCZ podem ser obtidas pelo telefone 4824-3748.
Posse responsável – Abandono e maus tratos a animais são crimes com pena de até dois anos de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32. Todas as pessoas que adotam um animal de estimação são responsáveis por garantir seu bem-estar e segurança.
Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas. Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde.