Por meio de convênio com a Prefeitura, instituição irá qualificar moradores para oportunidades no mercado de trabalho
Teve início nessa quarta-feira, dia 22, o curso gratuito de Eletricista Instalador promovido em Ribeirão Pires pelo SENAI, por meio de convênio com a Prefeitura. Nessa nova etapa de qualificação serão contemplados 32 moradores, divididos em duas turmas. As aulas serão realizadas no Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire, onde está sediado o Fundo Social da cidade.
A aula inaugural contou com a presença do prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko, do vice-prefeito Gabriel Roncon, do coordenador de Relacionamento com a Indústria do SENAI-SP, Jairo Topan, da secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki, e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Ribeirão Pires, Flávia Dotto.
“O curso de qualificação realizado por meio de parceria com o SENAI garante aos moradores novas perspectivas de crescimento e inserção no mercado de trabalho, seja por meio do estímulo ao empreendedorismo ou com o aperfeiçoamento profissional que atende demanda do setor produtivo e do segmento de prestação de serviços. Proporcionar às pessoas meios para que se desenvolvam e busquem melhores oportunidades é, sem dúvida, o maior legado que um gestor público pode deixar”, afirmou o prefeito, durante atividade de boas-vindas às novas turmas.
Desde 2017, quatro turmas foram formadas e certificadas no curso de Eletricista Instalador do SENAI em Ribeirão Pires – atendendo 64 moradores. A qualificação será realizada em dois períodos, manhã e tarde, às segundas, quartas e sextas-feiras, totalizando 160 horas – metade em conteúdo teórico, metade em atividades práticas.
O objetivo das aulas é desenvolver o conhecimento do aluno em instalações elétricas de baixa tensão, tornando-o apto a realizar instalações e manutenções na área da elétrica, pronto para ingressar no mercado de trabalho, seja em uma empresa, ou como autônomo.
“Na contramão do desemprego, muitas frentes dizem que não há profissionais qualificados e há vagas. Eis aqui a oportunidade que vocês estão tendo de se qualificar e de ter uma profissão. Aqueles que se dedicarem e se empenharem terão diploma que trará novas oportunidades, seja na indústria, no comércio, ou como empreendedores, possibilitando a geração de renda para suas famílias. Essa é a proposta do SENAI e da Prefeitura”, disse o representante do SENAI, Jairo Topan.
Desde 2017, a Prefeitura e o Fundo Social da cidade, por meio de parcerias com o Fundo Social do Estado, do Sebrae, Centro Paula Souza, entre outras instituições renomadas, qualificou mais de 1500 pessoas em diferentes áreas.