Previous slide
Next slide

Com recursos do Ministério da Saúde, município promove reparos, ampliação e implantação de acessibilidade nas unidades da rede

 

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Obras, deu início à reforma na Unidade Básica de Saúde do Centro e na Unidade de Saúde da Família do Jardim Caçula. Com recursos repassados pelo Governo Federal – Ministério da Saúde, as UBSs receberão melhorias estruturais que beneficiarão pacientes e profissionais que atuam nos locais.

Além de reparos e pintura, a UBS Central receberá intervenções para que a unidade atenda as normas de acessibilidade, com a construção, inclusive, de rampa de acesso na entrada. No Jardim Caçula, a unidade será ampliada, com a instalação de sala para os agentes de saúde. Outras melhorias, como conserto no forro, pintura e acessibilidade, serão realizadas. Serão destinados cerca de R$ 250 mil nas reformas.

“Em 2017, a rede municipal de saúde de Ribeirão Pires estava abandonada. Além das más condições estruturais das unidades de atendimento, serviços foram paralisados. Retomamos e fortalecemos esses serviços e iniciamos processo de revitalização estrutural de nossa rede. As reformas nas UBSs Central e do Caçula fazem parte dessas ações”, explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

Prefeitura constrói novas UBSs – Segue em andamento a construção das novas Unidades de Saúde do Jardim Valentina, da Quarta Divisão e do Parque Aliança. O município está destinando R$ 2,7 milhões repassados pelo Ministério da Saúde para as obras. Com a entrega das unidades, além de gerar economia com a locação de espaço (UBSs da Quarta e do Valentina irão para edifício próprio do município), os moradores e profissionais da rede terão melhor estrutura para os atendimentos.

As obras das UBSs do Jardim Valentina e da Quarta Divisão estão em etapa final – de instalação de revestimentos e peças sanitárias, pinturas, entre outras intervenções.

UBS Jd. caçula

Melhorias estruturais – Desde 2017, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, realiza reformas e melhorias estruturais em unidades da rede municipal. O Hospital e Maternidade São Lucas, que é referência pela qualidade do atendimento, foi um dos primeiros locais a ser contemplado com os investimentos, que seguem sendo realizados.

No São Lucas, a Prefeitura está finalizando os preparativos de novas salas que irão abrigar novos serviços de diagnóstico por imagem, além de novo espaço para procedimentos cirúrgicos.

“Seguimos a determinação do prefeito Kiko de garantir, acima de tudo, a qualidade do atendimento em saúde prestado à população. Para isso, seguimos investindo em melhorias estruturais, na modernização dos equipamentos, na ampliação dos serviços disponíveis gratuitamente e na atualização profissional de nossas equipes”, avaliou a secretária de Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Em 2018, a Prefeitura realizou reforma na Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia. Além de pinturas interna e externa, a UPA ganhou novo telhado e recebeu o conserto e troca de calhas. O sistema central de ar-condicionado foi reparado e um novo jardim foi instalado na recepção aos pacientes. As equipes de atendimento e usuários da unidade foram contempladas com melhorias como a troca de colchões de cama e de maca, de torneiras, lixeiras e longarinas, aquisição de novas cadeiras, bebedouros agora refrigerados, restauração de mobiliário de escritório, entre outras melhorias.

No início de 2018, o espaço que antigamente sediava a Central de Ambulâncias foi reformado e passou a ser sede para os profissionais do programa de internação domiciliar – Melhor em Casa. Unidades de saúde da Atenção Básica, entre elas do Jardim Guanabara, Quarta Divisão, Vila Sueli e Jardim Luzo, receberam melhorias.