Previous slide
Next slide

Nessa quinta-feira, Prefeitura ofereceu serviços gratuitos de orientação e combate à doenças em atividade na Praça Central

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu nessa quinta-feira, dia 18, mais uma rodada de serviços gratuitos aos moradores na Praça Central da Vila do Doce. Profissionais do setor reforçaram orientações sobre prevenção à doenças e bons hábitos com o corpo e a mente, especialmente em relação à prevenção ao câncer de mama, atividade que integra calendário da campanha “Outubro Rosa”.

A moradora de Ouro Fino Paulista, Rosa Costa, 71 anos, aproveitou a vinda ao Centro para conferir o que estava disponível no evento. Recebeu orientações de profissionais sobre o auto exame, que pode contribuir para identificar precocemente o câncer de mama. “Eu gosto muito de mim e quero viver sempre saudável”, disse Rosa, contando que realiza periodicamente exames preventivos na rede municipal de saúde. “Muitas mulheres ainda morrem por causa de câncer de mama e útero”, lembra a moradora.

Durante essa edição do Dia “D” da Saúde, as equipes da rede municipal de esclareceram dúvidas sobre o que é a doença, formas de prevenção e a importância de realizar consultas e exames de rotina, para a realização de diagnóstico precoce. Os serviços disponíveis gratuitamente na rede voltados à saúde também serão divulgados pelos profissionais do setor.

“A realização de exames de rotina é uma das medidas mais importantes para prevenir a doença ou seu agravo. A informação é, sem dúvida, indispensável para que os moradores busquem os serviços de saúde”, explicou a secretária Patrícia Freitas.

Entre as atrações do evento também estiveram orientações em saúde bucal, esclarecimento de dúvidas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs/Aids, distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e encaminhamentos de equipe de enfermagem para unidades de atendimento, caso haja necessidade.

Profissionais do Centro de Controle de Zoonoses exibiram amostras de larvas e outros animais peçonhentos, para orientar a população. Já a equipe da Vigilância Epidemiológica realizou orientações sobre bons hábitos alimentares, em comemoração ao Dia da Alimentação Saudável – 16 de outubro. Brindes foram sorteados, inclusive uma cesta de frutas. Os vencedores do sorteio foram: Brenda Ferreira; Paula dos Santos Baltar; Antônio Teixeira; Marcela Santos; e Áurea Salvo.

Além da Saúde, equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico atendeu os participantes do evento, orientando e efetuando a emissão de Carteira de Trabalho, entre outros serviços.