Previous slide
Next slide

Efetivos qualificados e aprovados em concurso interno estão entre GCMs contemplados com a efetivação do Plano de Carreira da Guarda

 

Ontem, terça-feira, dia 16, o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, assinou as portarias de promoção de Guardas Civis Municipais efetivos à Classe Distinta. Durante cerimônia realizada na sede do Fundo Social de Solidariedade Municipal, o chefe do Executivo realizou ato que marcou a ascensão de GCMs, colocando em prática Plano de Carreira da Guarda Civil Municipal, previsto em lei.

 

Os profissionais promovidos participaram de curso de preparação para Classe Distinta e de concurso interno que aprovou 20 GCMs, considerando requisitos como aptidões teóricas e técnicas para o exercício da nova função. Os Guardas receberam a certificação durante o evento dessa terça-feira, Dia da Guarda Municipal.

 

“Ao assumir a Prefeitura, recebemos a demanda de valorização da Guarda Municipal e o pedido para dar andamento e cumprimento a esse Plano de Carreira, que já era previsto pela legislação. Temos apreço pelas forças de segurança de nossa cidade e pelo trabalho realizado com o apoio de nossos GCMs para o combate à criminalidade. Colocamos a situação financeira do município em ordem e iniciamos série de melhorias em todos os setores, entre as quais a valorização do efetivo de nossa Guarda”, declarou o prefeito Kiko.

 

Também estão contemplados na progressão de carreira, com ganho salarial, GCMs admitidos até 2008 (1ª Classe), entre 2009 e 2010 (2ª Classe), e após 2010 (3ª Classe). A valorização atende estatuto estabelecido pela Lei Municipal Nº 6.093/16.

O secretário de Segurança Urbana de Ribeirão Pires, Coronel José Luis Martins Navarro, explica que a conquista do Plano de Carreira faz parte de um pacote de ações para melhoria da segurança do município, proposta pela atual gestão.

“Assim que cheguei à Secretaria, tive apoio do Governo para promover a valorização do efetivo com aquisição de equipamentos, investimentos no setor, a efetivação do Estatuto da categoria, além de capacitações e treinamentos. A nossa meta é trazer pronta resposta no controle da criminalidade, baixando os índices de violência”, afirma Navarro.

 

Segurança reforçada – Em julho desse ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade (ACIARP), assinaram convênio que formaliza a atividade complementar conveniada a ser executada pelos efetivos da GCM. Com limite máximo de 80 horas, a medida garante reforço da segurança por profissionais qualificados na cidade, além de valorizar o efetivo da Guarda.

 

Investimentos – Dentre os investimentos realizados pela Prefeitura no setor está a conclusão da habilitação de 40 GCMs para manuseio de pistola 380, habilitação de 15 GCMs para manuseio de pistola calibre 12 e curso de aperfeiçoamento profissional para todo o efetivo.

 

Em março desse ano, a Secretaria de Serviços Urbanos do município recebeu a doação de uma viatura Duster pela CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos. Entre as novas aquisições também já realizadas pela Prefeitura para a melhoria do efetivo estão 260 uniformes, 16 uniformes camuflados, 8 coletes balísticos para GCM Canil, 200 pares de calçados, 40 pistolas 380, 1560 munições calibre 38, além da doação de dois cães para o Canil da GCM, 3 armas calibre 12, entre outras ações.