Previous slide
Next slide

Sociedade civil, membros do Comtur e da Comissão de Elaboração do Plano Diretor também participaram do evento que discutiu propostas para o setor

Cerca de 80 pessoas participaram do 1º Simpósio “Perspectivas e Potencialidades do Turismo de Ribeirão Pires”, realizado na última terça-feira, dia 12, pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Comissão de Elaboração do Plano Diretor de Turismo.

O objetivo do encontro foi apresentar propostas, discutir e orientar empresários, empreendedores e sociedade civil sobre os impactos positivos que o Turismo pode agregar ao setor de negócios do município, com a apresentação do projeto Boulevard Gastronômico e o delineamento do Plano Diretor de Turismo.

“Nasci em Ribeirão Pires e sou proprietária do salão de beleza Instituto Royalle, em funcionamento há 10 anos. Vim ao evento para saber qual o direcionamento que está sendo dado ao turismo da cidade. Quero me inteirar do assunto para saber se vale a pena realizar qualquer novo tipo de investimento”, explica Coquinha Zampol, 52 anos.

As alunas de Administração da ETEC Professora Maria Cristina Medeiros apresentaram propostas para o setor a partir do tema “Agenda 2030 ONU/ ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustável”.

“Todas as nossas propostas foram feitas pela Empresa Júnior e pensadas de acordo com tópicos da Agenda, entre eles o reaproveitamento de materiais recicláveis e ações buscando bem-estar e qualidade de vida, sempre envolvendo o turismo da nossa cidade”, explicou a aluna da ETEC, Milena Martins.

O vice-prefeito da Estância, Gabriel Roncon reforçou que o setor é uma das principais preocupações da atual gestão. “O Prefeito Kiko é um entusiasta quando o assunto é o turismo. As atividades promovidas pela nossa gestão são baseadas, também, na Agenda 2030 da ONU. Quando pensamos, por exemplo, em promover a troca de alimentos como entrada do Festival do Chocolate, nós nos baseamos no item da Agenda que trata sobre ações para erradicar a fome. Trouxemos essa proposta para a nossa realidade”, finaliza Roncon.

As palestras foram ministradas pelos empresários Cleusa Souza, da Teatur, e Antônio Linhares, representante do Templo Luz do Oriente. “Eu tenho acreditado muito no andamento proposto pelo Plano Diretor e quero colaborar com o crescimento do turismo em Ribeirão Pires. A união é fundamental para o desenvolvimento, é a única forma de construir um patrimônio”, afirmou Linhares.

Também prestigiaram o evento, o vereador Rogério Luiz, a coordenadora de relações institucionais da APRESCESP, Márcia Azeredo, o coordenador do Senac, Maurício Costa, a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia da cidade, Flávia Banwart e o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Menato.