Previous slide
Next slide

Durante trabalho de Educação para o Trânsito, alunos da unidade apontaram necessidade de criação de nova faixa de pedestres

A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) de Ribeirão Pires realizou na última semana atividade junto aos alunos da Escola Estadual Antonio de Pádua Paschoal de Godoy, em Ouro Fino Paulista. Durante a ação, foram apresentadas a 130 alunos do quinto ano boas práticas para pedestres e condutores. À ocasião, os alunos solicitaram a instalação de faixa de pedestre em frente à unidade e, nesta quarta-feira, dia 13, foram atendidos.

Segundo a coordenadora da escola, Sisleide Souza Santana, pintar a faixa de pedestre mostrou efetividade nas ações de conscientização por um trânsito mais seguro. “Nos bairros, nem sempre os alunos mantêm esse contato com ferramentas de trânsito e equipamentos de segurança. Com o curso, as crianças passaram a se interessar pelo assunto e, desta forma, observam a cidade de outra forma”, explicou Sisleide.

A formação dos alunos aconteceu em acordo com o projeto de Educação para o Trânsito realizado ao longo de todo o ano nas escolas municipais. Como forma de estender essas informações para toda a população, por meio da multiplicação do conhecimento difundido entre as famílias, a equipe da STT está atendendo também escolas estaduais durante o mês de dezembro – conforme agendamento e disponibilidade.

Durante todo o ano, a Prefeitura formou 27 turmas da rede municipal. Ao todo, foram mais de 750 alunos, com idade entre 4 e 9 anos, certificados no curso “Brincando de Trânsito”.

Parceria de sucesso

Idealizado pela Secretaria de Transporte e Trânsito, a Educação para o Trânsito conta com o apoio da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, que abre espaço na rede municipal para que os cursos aconteçam dentro da grade.

Segundo a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart, as escolas estão de portas abertas para essa parceria. “É um trabalho feito com dedicação e carinho, que oferece cidadania e ética. Pais que incentivam os alunos nessas práticas são parte importante para o sucesso na vida escolar de seus filhos”, declarou Banwart.

Segundo o coordenador do projeto Educação para o Trânsito de Ribeirão Pires, Fábio Bertrani, o projeto deverá ter continuidade em 2018. “O que legitima o nosso trabalho é o amor das crianças pelo projeto. Cada turma que formamos nos traz a felicidade de estar fazendo parte de um futuro melhor”, afirmou Bertrani.