Previous slide
Next slide

As escolas municipais de Ribeirão Pires contam com o reforço dos Professores de Apoio à Inclusão (PAI) para fortalecerem o trabalho de atenção pedagógica aos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na rede. Os profissionais fazem parte de readequação promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia (SEICT).

Na última semana, esses professores participaram de capacitação com a equipe do Núcleo de Educação Especializada da SEICT.  A formação teve como objetivo apresentar a estrutura da rede municipal, apontar questões pertinentes à inclusão escolar e o papel a ser desenvolvido pelo professor de apoio a inclusão.

De acordo com a secretária de Educação, Flávia Banwart, está sendo implantado um novo formato  de trabalho diário junto aos estudantes.

“Os profissionais passaram por um processo seletivo mais rígido, incluindo análise das qualificações. O PAI será encaminhado para uma escola específica, munido de todas as informações pertinentes sobre os alunos. Tudo para garantir que as necessidades das crianças sejam atendidas da melhor maneira possível”, explicou.

Atualmente, 305 estudantes das escolas estão inseridos no trabalho de inclusão.

“Estamos implantando projetos com um novo olhar na Educação visando a integração com qualidade de ensino. Por isso, o professor de apoio, junto com o professor titular da sala, irá elaborar o plano de trabalho, de acordo com a realidade e especificidade dos educandos”, explica a secretária.