Durante período de pandemia, equipes da Prefeitura adotaram medidas sanitárias e de segurança para realizar serviços do Melhor em Casa
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires divulgou balanço dos atendimentos realizados pelas equipes da Atenção Domiciliar em 2020. Mesmo com a pandemia do coronavírus, o serviço foi mantido – adotando medidas de segurança para pacientes e profissionais. Neste período, pelo programa Melhor em Casa, promovido pela Prefeitura, com apoio do Ministério da Saúde, foram feitos 1.805 atendimentos.
Profissionais de enfermagem, médica, nutricionista, fisioterapeuta e acupunturista fazem parte da equipe da Atenção Domiciliar. Do total de atendimentos realizados neste ano, 51% foram procedimentos de curativos e sondagens; 31% aplicação de vacinas; 9% aplicação de medicação, 4% coleta de exames; 5% outros procedimentos. 64% dos pacientes visitados são acamados.
Fortalecimento do programa Melhor em Casa
Em janeiro de 2018, a Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou nova sede do Melhor em Casa, localizada na Avenida Santo André, no Centro Alto. Por meio do programa federal, que repassa mensalmente ao município R$ 50 mil, a Prefeitura realiza atendimento e acompanhamento de internações domiciliares.
A formalização do Melhor em Casa em Ribeirão Pires foi efetivada pela Prefeitura no início de 2017, com a apresentação de projeto ao Ministério da Saúde e adesão ao programa federal.
Para receber o atendimento, o paciente deve apresentar laudo médico solicitando a inclusão no Melhor em Casa. A equipe multiprofissional do programa realiza visita ao paciente para avaliação do caso e iniciar os cuidados necessários, estabelecidos de acordo com a condição de cada quadro.