O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência – foi desenvolvido neste semestre nas escolas municipais Sebastião Vayego de Carvalho e Yoshiko Narita
Estudantes escolas municipais de Ribeirão Pires Sebastião Vayego de Carvalho e Yoshiko Narita participaram nesta quarta-feira, dia 21 de novembro, da solenidade de formatura do curso do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, no Ribeirão Pires Futebol Clube. Cerca 260 estudantes dos 5º anos participaram do evento, incluindo formandos das escolas estaduais Afonso Arinos Alvaro Trindade e Francisco Prisco.
O objetivo do programa é transmitir a mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. De acordo com o diretor da Escola Municipal Sebastião Vayego de Carvalho, Marcio Licio de Lima, as aulas do PROERD já refletiram no comportamento dos alunos. “Essa parceira com a Policia Militar é de extrema importância, pois já observamos a mudança de comportamento, principalmente em relação ao respeito entre colegas”, explicou.
Desde 1997, o PROERD é desenvolvido em Ribeirão Pires nas escolas públicas e particulares, abrangendo alunos do 5º ao 7º do Ensino Fundamental. Neste semestre, os encontros semanais foram ministrados pelo Cabo Vasconcelos da Policia Militar, que abordou temas de forma lúdica para a redução do índice de uso de drogas na sociedade, evitando que crianças sejam vítimas da violência provocada pelo consumo e pelo comércio ilegal dessas substâncias.
No fim do curso, os alunos participaram de um concurso de redação. As melhores foram premiadas na formatura. “No PROERD, conheci o caminho bom e o ruim. Aprendi o meu papel na sociedade e agora sei usar estratégias para não ser influenciada nas questões relacionadas à violência e ao uso de drogas”, afirmou Cristiele Santos Neves.