Estudantes da rede municipal e moradores poderão conhecer, gratuitamente, atrações do renomado museu paulista
A Estância Turística de Ribeirão Pires recebe até essa quarta-feira, dia 3 de outubro, o Museu Catavento Itinerante “A ciência mais perto de você”, no Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193). Com entrada gratuita, os alunos de Ensino Fundamental das escolas da rede municipal visitarão o Museu, que também fica aberto ao público das 9h às 16h30. Nessa segunda-feira, dia 1, o prefeito da cidade, Adler Teixeira – Kiko, visitou a atração.
O Museu Catavento é um projeto desenvolvido em conjunto entre a Secretaria Estadual de Cultura e o Museu Catavento, de São Paulo. O objetivo é levar, de forma itinerante, esse espaço aos municípios do Estado. O projeto é realizado por meio de uma carreta que percorre as cidades com apresentações sobre ciência.
A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura, chega à Estância com nove experiências que apresentam de forma bem simples e divertida a ciência. Com uma proposta interativa, os estudantes ficam literalmente de cabelo em pé com o Gerador Van De Graaff, desenvolvido para gerar tensões elétricas muito altas. Além disso, no espaço também tem a bancada dos venenosos, bicicleta geradora, gire patinadores, exposição paisagens cósmicas, água e óleo e globo do Revelo.
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm participaram do primeiro dia de visitação do Museu Itinerante. Pietro Ribeiro de Carolis, de 11 anos, disse que a visita proporcionou vivências novas. “É muito bom sair um pouco da sala de aula e ter uma atividade diferente. Gostei muito da bicicleta que gera energia. O mais legal, é que monitor explicou de forma simples e podemos sentir as experiências”.
“O Museu Catavento é considerado um projeto educacional e cultural por integrar esses conceitos. A parceria com o Governo do Estado proporciona aos munícipes e estudantes a oportunidade de acesso à cultura de forma gratuita, ampliando o conhecimento de forma lúdica e interativa”, explicou o secretário de Cultura, Anderson Grecco.