Previous slide
Next slide

Campanha contra sarampo e pólio em Ribeirão ganha Dia “D” nesse sábado (1º)

Secretaria de Saúde e Higiene da cidade reforça divulgação para ampliar cobertura de imunização

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo em Ribeirão Pires ganhou Dia “D” nesse sábado, 1º de setembro. A Unidade Básica de Saúde do Centro (Rua Dr. Virgilio Gola, 24) aplicará doses da vacina contra as doenças, das 8h às 17h. Até essa sexta-feira, dia 31, a Campanha acontece nas dez UBSs da cidade.

A medida atende recomendação do Ministério da Saúde para elevar os índices de imunização de crianças com cinco anos incompletos. Desde o início do mês até essa quinta-feira, dia 30, Ribeirão Pires imunizou 62,98% das crianças contra a pólio e 62,91% contra o sarampo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, reforçou a divulgação da campanha, para ampliar a cobertura de vacinação no município.

Mesmo aquelas crianças que já receberam doses das vacinas deverão comparecer à UBS para a verificação da carteirinha e se há necessidade de reforço.

 

Sobre a campanha – Crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas contra a poliomielite – paralisia infantil. Para o sarampo, a vacina está disponível para moradores com idade a partir de 1 ano até os 49 anos, de acordo com a orientação de imunização para cada faixa etária.

A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires alerta sobre a importância da vacinação. “Há registros do crescimento de casos das doenças, o que muito preocupa as autoridades de saúde. Essas são doenças perigosas. O sarampo, inclusive, pode matar. É fundamental que os moradores busquem orientações e esclarecimentos junto de nossas equipes. A vacinação é o meio de prevenir essas doenças e está disponível de forma gratuita em nossas UBSs”, avaliou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Sobre a poliomielite – A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus. Pode infectar tanto crianças como adultos e causar paralisia muscular. A transmissão ocorre pelo contato pessoa-pessoa, via fecal-oral ou oral-oral – gotículas expelidas ou ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo o vírus.

Sobre o sarampo – O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de forma direta por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Pode ser contraída em qualquer idade, especialmente crianças. Entre os sintomas estão febre alta, dores de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo e tosse.

Esquema vacinal

 

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente:duas doses da vacina tríplice

Adolescentes e adultos até 49 anos:

·         Pessoas de 10 a 29 anos  –  duas doses da vacina tríplice

·         Pessoas de 30 a 49 anos  – uma dose da vacina tríplice viral

Unidades Básicas de Saúde:

 

UBS CENTRAL

Rua Dr. Virgilio Gola, 24 – Centro

UBS OURO FINO 

Rodovia Índio Tibiriçá s/n, ao lado 2753 – Centro – Ouro Fino Paulista

UBS SANTA LUZIA 

Rua Prof. Antonio Nunes, 551- Santa Luzia

UBS QUARTA DIVISÃO 

Estrada do Sapopemba, 5000 – Quarta Divisão

UBS JARDIM LUSO 

Rua Julio Prestes, 22 – Jardim Luso

UBS JD. VALENTINA 

Rua Francisco Tometich, 274 – Jardim Valentina

UBS JD. CAÇULA 

Rua Fagundes Varela, 08 – Jardim Caçula

UBS VILA SUELI 

Rua Antonio Zampol, 221 – Vila Sueli

UBS GUANABARA 

Rua Fermino G. Pereira, 398 – Vila Gomes

UBS CENTRO ALTO

Rua Aurora, 61 – Centro Alto

Compartilhe essa matéria:

Artigos relacionados