Por meio de treinamentos e reorientações de trabalho, Secretaria de Saúde e Higiene reforça segurança em procedimentos e a humanização do serviço público
A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires está reforçando as orientações para equipes da rede municipal. Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia participaram durante o último mês de treinamento sobre a correta destinação de resíduos da saúde e métodos de assepsia. A atividade integra calendário de qualificação e atualização dos profissionais que está sendo implantado pela Prefeitura. Mais de 60 profissionais participaram da ação.
Os treinamentos, que somaram mais de seis horas de atividades, foram ministrados por enfermeiras das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. Além de abordar a correta destinação dos resíduos hospitalares, foram apresentados os fluxos de trabalho e feitas atualizações sobre notificações compulsórias, bem como sobre boas práticas na Central de Material e Esterilização da UPA.
“Nossas equipes da Vigilância à Saúde estão sempre atualizadas sobre as melhores práticas e regulações do serviço de saúde. A atualização dos profissionais da UPA e de outras unidades de atendimento em nossa rede são essenciais para garantir segurança tanto aos pacientes como também às equipes do setor. Além disso, a ação integra o plano de humanização estabelecido pelo prefeito Kiko, e que seguimos a risca para melhorar o serviço que prestamos aos moradores”, explicou a secretária de Saúde e Higiene, Patrícia Freitas.
No mês de junho, técnicos das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do município promoveram atividade de orientação aos profissionais do Hospital Ribeirão Pires, unidade de saúde particular da cidade. A convite do Hospital, as profissionais apresentaram técnicas e informações sobre a importância de lavar bem as mãos antes e após procedimentos em pacientes, na campanha “Mãos que Salvam”.