Previous slide
Next slide

Professores e coordenadores usaram a criatividade para abordar a cultura indígena

Para marcar o Dia do Índio, celebrado nesta quinta-feira, 19 de abril, as 33 creches e escolas municipais de Ribeirão Pires desenvolveram diversas atividades pedagógicas ao longo da semana, com estudantes de todas as idades.

Com direito a cocar, caras pintadas, dança e muita música, os alunos aprenderam em ritmo de festa. Professores e coordenadores usaram a criatividade para abordar a cultura indígena, trabalhar a questão do respeito étnico e a diversidade de costumes dos primeiros habitantes do Brasil.

A ação da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria da Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, tem o objetivo de resgatar as datas comemorativas no calendário escolar, transmitindo aos alunos a importância da valorização da cultura brasileira.

Para a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart, a comemoração é um momento real de aprendizado. “É papel da escola fortalecer as tradições e transmitir  a riqueza cultural que estão presentes até hoje no nosso dia-a-dia”

Dia do Índio (Dia dos Povos Indígenas): foi criado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-lei 5.540. É comemorado em 19 de abril, pois remete ao dia em que os delegados indígenas, representantes de várias etnias, se reuniram no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940.