Previous slide
Next slide

Dando sequências às ações de enfrentamento ao trabalho infantil no município, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, promoveu Roda de Apoio junto aos alunos da Escola Municipal Professor Sebastião Vayego de Carvalho, em Ouro Fino Paulista.

“A atividade, que faz parte do segundo módulo do programa, tem como objetivo capacitar os adolescentes das escolas públicas como protagonistas e agentes sociais promotores de ações de combate ao trabalho infantil. Tendo efeito multiplicador, a ação também envolverá os funcionários da rede de ensino, demais secretarias e departamentos públicos na identificação do trabalho infantil relacionado a moradores de cada território dos CRAS”, explicou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elza Iwasaki.

Parte da ação será promovida nas áreas de abrangências dos Centros de Referência de Assistência Social de Ribeirão Pires, com o objetivo de divulgar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Iniciativa do Governo Federal, o PETI tem como objetivo retirar crianças e adolescentes de 7 a 15 anos de idade do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante, ou seja, daquele trabalho que coloca em risco sua saúde e sua segurança.

Os encontros semanais nos territórios do Jardim Valentina, Quarta Divisão e Ouro Fino Paulista conta com oficinas socioeducativas voltadas aos adolescentes.

“A ideia é disseminar o conhecimento sobre questões que envolvam o trabalho infantil através de atividades como teatro, grafite e, também, conteúdo nas redes sociais, abordando questões como a garantia de direitos das crianças e adolescentes, que se encontram em período de formação e devem ser protegidos”, completou a secretária.