Prefeito Guto Volpi foi convidado para compartilhar a experiência da 1°Clínica Pública de Cannabis Medicinal do Brasil, instalada na cidade
Ribeirão Pires foi destaque, nesta quinta-feira (22), no 4º Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, realizado no Expo São Paulo. Representando a cidade, o prefeito Guto Volpi foi convidado para compartilhar experiências sobre o projeto da 1ª Clínica Pública de Cannabis Medicinal do Brasil, instalada no município. O congresso é o principal evento científico e profissional da América Latina dedicado a promover inovações e avanços no uso medicinal da cannabis.
“Estamos colocando Ribeirão Pires no protagonismo que ela merece, sendo pioneira na implantação prática desse processo. É um motivo de muito orgulho, pois representa saúde e bem-estar para quem precisa, além de ser uma referência entre diversos países das Américas. No Brasil, Ribeirão Pires foi a cidade que colocou essa iniciativa em prática”, destacou o prefeito Guto Volpi.
Em março deste ano, a Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou a Clínica Pública de Cannabis Medicinal, em parceria com a Associação Flor da Vida. Com cerca de dois meses e meio de funcionamento, o local já beneficiou 100 famílias com o uso do óleo de cannabis medicinal. O atendimento prioriza pessoas em situação de maior vulnerabilidade social e com patologias como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Alzheimer, Parkinson, epilepsia e fibromialgia.
Pioneirismo – Ribeirão Pires foi a primeira cidade paulista a criar, em março de 2022, lei específica para implantação de Política Municipal de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinoides (Lei Municipal nº 6.737/22). O projeto foi proposto pelo prefeito Guto Volpi, então vereador, e por Edmar Oldani.