Previous slide
Next slide
Espaços são utilizados para dar suporte a estudantes com algum tipo de deficiência e que precisem acompanhamento específico

Importante ferramenta utilizada na alfabetização de estudantes com algum tipo de deficiência, a Sala de Recurso já atende pouco mais de 150 alunos nas escolas municipais de Ribeirão Pires, nesse início de ano.

Prestando suporte aos professores da rede, a Sala de Recurso estabelece ambiente favorável para prender a atenção de estudantes que necessitem do atendimento, por meio de jogos e atividades lúdicas, sempre com objetivo realizar a alfabetização.

Presente em 16 das 33 unidades municipais de Ribeirão Pires, as professoras e os profissionais da orientação educacional atuam para entender quais são as necessidades dos estudantes para, assim, conseguir estimulá-los e captar a atenção destes alunos durante a explicação de algum conteúdo.

“O fato de termos uma Sala de Recurso é um avanço gigante para o nosso ensino. Aqui trabalhamos questões que envolvem desde a sociabilização do estudante, passando por questões de alguma dificuldade um pouco mais pontual no desenvolvimento intelectual dos alunos que atendemos”, declarou a professora Selma Santos de Ruas Cardoso, 41 anos, e que há três atua na EM (Escola Municipal) Manoel Baptista da Silva. 

Selma explica que as abordagens, geralmente, são realizadas com um único aluno na Sala de Recurso, o que favorece a ligação entre professora a criança. Entre jogos, livros e atividades várias, o educador consegue estabelecer uma ligação única com o aluno, o que facilita a detecção e na resolução de problemas.

“Recebemos aqui um aluno que não se comunicava com ninguém, apesar de ter desempenho ótimo nas aulas. Após acompanhamento na Sala de Recurso, hoje não é difícil vê-lo brincando com seus colegas, sorrindo e contando histórias. É para isso que a Sala de Recurso existe, para dar oportunidades aos estudantes usufruírem plenamente de suas vidas dentro das escolas”, afirmou Selma. 

A Secretaria de Educação atua para equipar e atualizar os espaços com brinquedos e atividades novas, mas que sempre mantenham relação com a alfabetização.

“A Sala de Recurso desenvolve diversos tipos de habilidades dos alunos. São habilidade que o estudante pode carregar para a vida toda e é por isso que termos estes espaços é de extrema importância para o aluno e seus familiares”, declarou Valquíria Mendes, orientadora educacional da Prefeitura da Estância.