Previous slide
Next slide

Foram 13 novos pontos instalados durante este último ano, colmeias integram novo circuito da Estância ribeirão-pirense

A cidade de Ribeirão Pires destaca-se mais uma vez como pioneira em ações ambientais inovadoras, com a instalação de 13 pontos do projeto “Condomel – Abelhas da Mata” em locais estratégicos da região durante este ano. A iniciativa, liderada pela Prefeitura Municipal, visa não apenas preservar a biodiversidade, mas também promover a polinização de espécies vegetais.

O projeto, lançado em 2022, propõe a criação de pequenos “condomínios” de abelhas nativas e sem ferrão, distribuídos estrategicamente pela cidade. Os 13 novos pontos complementam os dois pontos já existentes, totalizando 15 locais selecionados em toda a cidade.

As abelhas escolhidas para integrar os condomínios foram indicadas devido a sua importância no ecossistema local e pela ausência de ferrão, o que as torna seguras para a interação com a população. Atualmente, cerca de 80 mil abelhas dessas espécies habitam os condomínios, desempenhando papel crucial na reprodução de plantas e na manutenção da diversidade de espécies vegetais.

Além dos benefícios ecológicos, o “Condomel – Abelhas da Mata” também desempenha um papel educacional. A Prefeitura tem promovido atividades educativas e programas de sensibilização em parceria com escolas, comunidades locais e outros grupos interessados. A conscientização sobre a importância das abelhas na manutenção da biodiversidade e segurança alimentar tem sido o foco dessas iniciativas.

“Este projeto inovador reflete o compromisso da Prefeitura de Ribeirão Pires com a sustentabilidade e destaca como ações locais podem contribuir para um futuro mais consciente e ambientalmente responsável. A cidade está pavimentando o caminho para uma coexistência equilibrada entre o meio ambiente e a vida urbana, demonstrando que a preservação ambiental é uma responsabilidade compartilhada por todos”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo.

Conheça os pontos do Circuitos das Abelhas:

* Condomel – Big Bee Brasil
Leonardo Meca, 56 – Centro

* Condomel – Câmara Municipal
Rua Virgílio Gola, 40 – Pastoril

* Condomel – Espaço Lavoisier
Av. Pref. Valdírio Prisco, 200 – Centro

* Condomel – Abelhas da Justiça
Av. Pref. Valdírio Prisco, 150 – Centro

* Condomel – Colégio Gran Leone
Jardim Panorama – R. Águida Tori Sortino, 90 – Centro

* Condomel – Abelhas da Saúde
Rua Júlio Prestes 22, Jardim Luzo

* Condomel – Pomar Urbano
Estr. da Col., 1500 – Santa Luzia

* Condomel – LeBem
Av. Benjamim Baptista Cerezoli, 580 – Pilar Velho

* Condomel – Abelhas da Educação
Emerson Conde Soares Giacomini, 200 – Ouro Fino

* Condomel – CRI
Alferes Botacin, 171 – Centro Alto

* Condomel – Vila do Doce
Boa Vista, s/n – Centro

* Condomel – Escola Municipal Edir Maria de Oliveira
Av. Ver. Rubens Maziero, 526 – Sítio Santana

* Condomel – Toth
Osvaldo Cruz, 02 – Centro

* Condomel – Estancia Delfis
Eugênio Galo, 145 – Centro

* Condomel – CAPS Infantil
Primeiro de Maio, 108 – Jardim Itacolomy