Previous slide
Next slide

Com recursos do Estado e União, unidade dará suporte à rede municipal de Saúde nos atendimentos de casos de COVID-19

 

A Prefeitura de Ribeirão Pires entregou nessa quarta-feira, dia 29, o hospital municipal de campanha, situado no Ginásio Ozíris Grecco (dentro do Complexo Ayrton Senna – região central da cidade). A unidade será retaguarda da rede municipal de saúde nos atendimentos de casos suspeitos ou confirmados de coronavírus. São 41 leitos de média complexidade, sendo 7 leitos de emergência.

 

Inicialmente, dos 7 leitos de emergência da unidade, 5 contam com ventiladores mecânicos. Todos eles estão estruturados para o equipamento, caso necessário. Para a implantação do hospital de campanha, a Prefeitura de Ribeirão Pires está utilizando repasse enviado aos municípios pelo Governo do Estado e Governo Federal. Foram destinados à unidade cerca de R$ 1,8 milhão.

 

“O hospital de campanha fortalece o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus. Concentraremos, nessa unidade de retaguarda, nossos esforços para o tratamento da população. Esperamos que as ações de prevenção à COVID-19 mantenham a ocupação de leitos baixa em nossa cidade. Entretanto, nos preparamos para possível aumento de casos, com estrutura adequada, tanto para receber os pacientes, quanto para o trabalho dos profissionais da saúde”, avaliou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

“Com o hospital de retaguarda, além de ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal, a Prefeitura manterá os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 afastados dos pacientes do Hospital e Maternidade São Lucas e da UPA Santa Luzia”, ressaltou o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, João Gabriel Vieira.

 

Ginásio Municipal Ozíris Grecco – Para receber o hospital municipal de campanha, foram realizadas reformas nos sanitários e na cobertura do Ginásio Municipal Ozíris Grecco, que também ganhou nova pintura, entre outros serviços de limpeza e manutenção. Empresas especializadas foram contratadas para a reforma do telhado, instalação de 30 exaustores que farão a ventilação do hospital e de nova iluminação LED. A Prefeitura também contratou empresa para a montagem das alas da unidade de campanha, que inclui piso apropriado para a atividade hospitalar. O município adquiriu novos leitos e equipamentos para a unidade.

 

Antes de entrar ou ao sair do hospital de campanha, os funcionários passarão por tenda de desinfecção, serviço contratado pela Prefeitura para reforçar a proteção aos profissionais que irão atuar na unidade.

 

Fluxo de atendimento – Os pacientes com quadros respiratórios mais graves – suspeitos ou confirmados de COVID-19 – devem ser atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia. No local, a equipe médica realiza triagem e, se houver necessidade de internação, o paciente é encaminhado ao hospital de campanha.

 

Antes de ir para a internação, o paciente fará tomografia no Hospital e Maternidade São Lucas. Ao chegar no hospital de campanha, equipe realiza coleta de exame para análise pelo Instituto Adolfo Lutz ou Faculdade de Medicina do ABC.

 

O hospital municipal de campanha conta com estrutura de atendimento semi-intensivo para emergências. Casos mais graves, que exijam internação em UTI, serão transferidos para unidades de referência do município, seguindo os protocolos de saúde vigentes junto ao Governo do Estado.

 

Equipes de atendimento reforçadas na rede

 

Além de montar Hospital de Campanha para ampliar a capacidade de atendimento na rede municipal, a Prefeitura de Ribeirão Pires ampliou a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, técnicos de farmácia, bem como controladores de acesso e recepcionistas. Serão, inicialmente, 40 profissionais atuando no Hospital de Campanha. Por turno, 14 profissionais atuam na unidade, que funciona 24h.

 

Todos os profissionais que irão atuar no Hospital de Campanha fizeram o teste para coronavírus, para garantir mais segurança às equipes.