Campanha Nacional terá início nessa segunda-feira, 23. Prefeitura adotou medidas de segurança contra o coronavírus para realizar a ação.
Ribeirão Pires terá “drive-thru” para a imunização de moradores idosos (acima 60 anos) e profissionais da saúde do município a partir dessa segunda-feira, dia 23. Essa é mais uma ação de segurança adotada pela Prefeitura contra o coronavírus. O posto “drive-thru” estará localizado em frente à Secretaria de Esportes da cidade, no Complexo Ayrton Senna – Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193, região central, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Nessa segunda-feira, dia 23, terá início a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza – Gripe comum. Essa será a primeira etapa da Campanha, atendendo determinação do Ministério e do Governo do Estado. Moradores com idade a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde são o público-alvo nessa fase.
No “drive-thru”, os moradores não precisarão descer de seu veículo. Pessoas com baixa mobilidade poderão ser levadas por familiar ou pessoa responsável. Todos os protocolos de segurança contra o COVID-19 serão adotados para a aplicação das doses da vacina. Assim como nos demais pontos, o idoso ou profissional da saúde deverá apresentar carteirinha de vacinação e documento de identidade com foto (RG ou CNH).
Além do “drive-thru”, a vacinação será realizada em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família de Ribeirão (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A única exceção será a UBS Central. Por questões de segurança, dentro das medidas de combate ao coronavírus, as doses da vacina para essa unidade serão aplicadas na Câmara Municipal da cidade.
Em todas as unidades de saúde, separadores de fila serão utilizados para manter distância de segurança entre as pessoas. A entrada na unidade para a aplicação da vacina será controlada – número restrito de pessoas por vez dentro do ponto de vacinação. As orientações de higiene e segurança adotadas pela Prefeitura para o combate ao coronavírus foram intensificadas para a realização da campanha.
O Governo Federal esclarece que “o Ministério da Saúde inverteu a ordem de público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Primeiro, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população”.
Segundo o Ministério da Saúde, “a decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país” (fonte: Ministério da Saúde).
A segunda etapa da campanha acontecerá a partir do dia 16 de abril, direcionadas para professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de Segurança e Salvamento. Os portadores de doença crônica poderão tomar a vacina somente com encaminhamento do médico.
A partir do dia 9 de maio começará a terceira etapa da Campanha, direcionada a crianças de 6 meses a 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas, privados de liberdade adolescente e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.
Sobre a Campanha – Crianças de seis meses a menores de seis anos que receberam dose da vacina influenza sazonal em 2019 devem receber apenas uma dose em 2020. Deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de seis meses a menor de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.
Objetivo da vacinação – Reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.
Precauções – Doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
História de alergia a ovo – observar indicações médicas e dos profissionais da saúde.
Em caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.
Pontos de Vacinação – segunda a sexta-feira (das 8h às 17h):
Drive-thru da vacinação –Em frente à Secretaria de Esporte – Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jardim Itacolomy)
Câmara Municipal (região central da cidade – ao lado da UBS Central)
Rua João Domingues de Oliveira, 12 – Centro
UBS CENTRO ALTO
Rua Aurora, 61 – Centro Alto
USF GUANABARA
Rua Fermino G. Pereira, 398 – Vila Gomes
USF JD. LUSO
Rua Julio Prestes, 22 – Jardim Luso
USF JD. VALENTINA
Rua Francisco Tometich, 905 – Jardim Valentina
USF JD. CAÇULA
Rua Fagundes Varela, 08 – Jardim Caçula
USF OURO FINO
Rodovia Índio Tibiriçá s/n, ao lado 2753 – Centro – Ouro Fino Paulista
USF QUARTA DIVISÃO
Estrada da Sondália, 520 – Quarta Divisão
UBS SANTA LUZIA
Rua Prof. Antonio Nunes, 551- Santa Luzia
USF VILA SUELI
Rua AntonioZampol, 221 – Vila Sueli