A ação da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação da cidade tem como objetivo diversificar atividades com alunos da rede municipal
Professores de Educação Física da rede municipal de Ribeirão Pires participaram nesta terça-feira, dia 25, de formação em Kin-ball, com capacitação teórica e prática realizada no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (CEFORPE) e na Tenda Multicultural, localizada no Complexo Ayrton Senna.
A ação, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, faz parte do Programa de Formação Continuada desenvolvido pela Coordenadoria Pedagógica do município. O Kin-ball (significa bola em movimento) é um esporte coletivo criado no Québec, Canadá, em 1986 pelo professor de educação física Mario Demers.
A modalidade se baseia no uso de uma grande bola inflável com vinte centímetros de diâmetro e um quilo de peso, em um campo de 20m². Num jogo há três times. Cada time deve conter quatro jogadores. Os jogadores devem conseguir ou evitar, dependendo de quem está atacando ou defendendo, que a bola toque o solo.
De acordo com a orientadora pedagógica que ministrou a formação, Michelle Bressane, as regras desta modalidade trabalham o espírito de equipe e de competitividade, estimulando, especialmente, a concentração.
“É essencial que o professor ofereça esportes e jogos diferentes, que despertem interesse nos alunos, sempre de forma lúdica e pedagógica para o desenvolvimento pleno”, explicou.
Para a secretária de Educação, Flávia Banwart, o objetivo da formação é qualificar os professores para que desenvolvam diferentes e novos tipos de atividades físicas com os alunos.
“A formação continuada dos professores em todas as disciplinas oferecidas é uma das metas da gestão para proporcionar desenvolvimento educacional aos quase nove mil alunos matriculados”, ressaltou.