Previous slide
Next slide

Iniciativa celebra a data e faz parte do calendário escolar da Rede Municipal

Nessa semana, alunos de escolas municipais de Ribeirão Pires participaram de brincadeiras e atividades alusivas ao Dia Nacional do Circo, comemorado em 27 de março. Com palhaços, equilibristas e mágicos, a programação desenvolvida por professores e gestores nas 33 escolas municipais tem como objetivo desenvolver nos alunos coordenação motora, criatividade, cooperação, além de proporcionar momentos de recreação com aprendizado.

Para espantar o medo de palhaços nas crianças, a Escola Municipal Amauri do Nascimento promoveu atividade pedagógica em que a professora se fantasiou com a ajuda dos alunos do Berçário. “É normal algumas crianças terem medo de palhaço, por isso, a oportunidade de contato direto na montagem do personagem contribui para a perda do medo, nutre o imaginário infantil e incentiva momentos lúdicos”, explicou a diretora da unidade escolar, Jane Lúcia.

Na Escola Municipal Silvio Roberto Grecco, cerca de 240 alunos, com idades entre 4 e 5 anos, participaram de Oficina de Circo. A atividade foi repleta de brincadeiras e diversão, despertando as habilidades motoras e interpessoais das crianças.

As ações fazem parte do planejamento escolar e são acompanhadas pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação. “As atividades pedagógicas da rede municipal propõem que, ao longo do ano letivo, as escolas municipais comemorem datas importantes do calendário escolar , desenvolvendo atividades lúdicas que despertem criatividade e proporcionem, durante a primeira infância, momentos de aprendizado de forma lúdica”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart.

Data –  O Dia Nacional do Circo foi instituído em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como “Piolim”, nascido em 27 de março. O palhaço ficou conhecido mundialmente, recebendo homenagens como exemplo de artista popular pelos criadores da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922.