Previous slide
Next slide

Durante todo o mês, profissionais da Secretaria de Saúde da cidade prestam esclarecimentos e orientações sobre a doença pela campanha Janeiro Roxo

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ribeirão Pires reforça nesse mês as ações de prevenção à hanseníase. Durante a campanha Janeiro Roxo, profissionais do setor irão intensificar as orientações sobre a doença – o que é, como diagnosticar e como tratar. Palestras e rodas de conversa serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e no Serviço de Atenção Especializada da rede municipal, onde também estarão disponíveis materiais informativos sobre o assunto.

A campanha Janeiro Roxo – Todos Contra a Hanseníase – tem como objetivos alertar a população sobre sinais da doença, incentivando a procura pelos serviços de saúde; realizar a busca ativa de novos casos, para possibilitar diagnóstico precoce; divulgar a oferta de tratamento na rede pública de saúde; e promover atividades de educação para enfrentar estigmas e a discriminação.

“Por meio de campanhas de saúde, nossas equipes intensificam as orientações e levam informações aos moradores sobre a prevenção de doenças e também serviços gratuitos de diagnóstico e tratamento. Os cuidados com a saúde são fundamentais para a garantia da qualidade de vida das pessoas”, explicou a secretária de Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

“Hanseníase tem cura e com informação, diálogo e a ajuda de todos, as pessoas podem buscar mais informações sobre a doença para que o diagnóstico seja feito precocemente. Com isso, o tratamento fica mais fácil e o risco de transmissão também é reduzido”, explicou a coordenadora do Programa Municipal IST/Aids, Nanci Garrido.

O tratamento da hanseníase, feito com antibiótico, é gratuito. A doença é causada por bactéria que afeta os nervos, levando à perda ou diminuição da sensibilidade ao toque, à dor, ao frio e ao calor, além de formigamentos e dormências. Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele podem surgir. Em casos mais graves, a doença, que é infecciosa, pode causar cegueira.

O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo, podendo variar entre dois até mais de dez anos. A transmissão da doença se dá por meio das vias respiratórias – tosse e espirro. Caroços e inchaços pelo corpo, engrossamento do nervo que passa no cotovelo, sensação de choque, fisgadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés também podem ser sinais da doença.

Quanto antes diagnosticada, o tratamento, feito com comprimidos diários, pode reduzir e controlar as sequelas da doença. O diagnóstico da hanseníase é feito por meio de exames clínicos, também disponíveis na rede municipal.

Durante todo o ano, os moradores podem esclarecer dúvidas e buscar os serviços gratuitos no Serviço de Atenção Especializada (Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h). Mais informações pelo telefone 4828-4441.