Previous slide
Next slide

Durante todo o mês, município promoveu ações de conscientização e de prevenção às ISTs/Aids/Hepatites Virais

A Estância Turística de Ribeirão Pires reforçou as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs/Aids. Durante todo o mês, as unidades da rede municipal de Saúde fortaleceram as orientações aos moradores. A ação integrou o calendário do “Dezembro Vermelho”, campanha promovida pela Prefeitura, com o apoio de instituições da cidade.

No período, equipes da rede ampliaram a divulgação dos serviços ofertados gratuitamente aos moradores. Kits de prevenção, com materiais informativos e preservativos, estão disponíveis durante todo o ano nas UBSs. Testes para as Infecções Sexualmente Transmissíveis e tratamento são disponibilizados no Serviço de Atenção Especializada – SAE (Av. Francisco Monteiro, 205 – Centro. Seg. a sex., das 7h às 18h).

A campanha “Dezembro Vermelho” chama a atenção da população em todo o mundo para o número crescente de novos casos de Aids e outras ISTs. Em Ribeirão Pires, de janeiro a setembro de 2018, foram registrados 21 novos casos de Aids, sendo a maioria entre jovens. No ano, foram registrados seis óbitos pelo diagnóstico tardio da doença ou abandono do tratamento.

O Serviço de Atenção Especializada de Ribeirão Pires atende, atualmente, 355 pacientes, sendo 80% deles moradores da cidade; 15% de Rio Grande da Serra; 15% de Mauá e outros municípios, como Santo André e da Grande São Paulo.

“Nossas equipes trabalham durante todo o ano para conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção a essas infecções, bem como a realização dos testes que possibilitam diagnóstico precoce. Essas ações estão sendo reforçadas e os profissionais do Serviço de Atenção Especializada estão preparados para acolher os moradores, esclarecerem suas dúvidas e orientarem sobre os serviços disponíveis gratuitamente em nossa rede”, explicou a secretária de Saúde da cidade, Patrícia Freitas.

“Aquele que tem vida sexual ativa e não usou camisinha, ou a camisinha rompeu; que tem ou teve uma Infecção Sexualmente Transmissível; que compartilhou seringas e agulhas; que está grávida ou deseja engravidar recomenda-se fazer os exames. Diante de um diagnóstico positivo, o usuário terá a possibilidade de adotar ou manter as práticas de sexo seguro. Na testagem, faz parte o acolhimento do usuário que possui como foco a melhoria na qualidade de vida e na garantia dos direitos humanos”, afirmou a coordenadora do Programa IST/AIDS/Hepatites Virais/Tuberculose/Hanseníase, Nanci Garrido Butin.

Fique Sabendo – No início de dezembro, equipes da Secretaria de Saúde realizaram a Campanha Fique Sabendo. Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C foram disponibilizados gratuitamente no Serviço de Atenção Especializada. Nas Unidades Básicas de Saúde, a testagem para HIV e Sífilis foi realizada seguindo cronograma da ação

Serviço de Atenção Especializada – Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h. Telefone: 4828-4441. E-mail: ambinfecto@yahoo.com.br