Formação promovida pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires é resultado de parceria das secretarias de Educação e de Saúde
Cerca de 45 secretários escolares e funcionários das 33 unidades escolares da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires participaram, na última semana, de capacitação para aprenderem sobre a leitura do cartão de vacina das crianças que serão matriculadas no próximo ano. O treinamento aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFORPE).
De acordo com a Secretaria de Educação, o cartão de vacina das crianças é documento exigido no ato da matrícula. As crianças que estiverem com vacinas atrasadas serão matriculadas, porém apresentarão uma pendência de documento na escola, e receberão prazo para que os pais procurarem uma Unidade de Saúde para atualização das imunizações.
Segundo a enfermeira Fernanda Leonor, a capacitação abordou a importância da vacinação, as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a idade e dose de cada uma. “Orientamos sobre a leitura vacinal, de acordo com a idade, e foi realizado exercício prático com as cadernetas. Além disso, também foram distribuídos informativos e o calendário vacinal para o constante acompanhamento das datas”, explicou.