Previous slide
Next slide

Estudantes de Ribeirão Pires são avaliados no Saresp

Os dados da prova são usados para avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).
 
Mais de 1.500 estudantes de Ribeirão Pires participaram nos dias 27 e 28 de novembro das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
 
Participaram da atividade alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental de 9 escolas municipais, que foram avaliados em domínio e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática. Os dados dos resultados são usados para avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).
 
No dia 27 de novembro, foram aplicadas as avaliações de Língua Portuguesa para os 3º e 5º anos do Fundamental – Anos Iniciais, e deMatemática para os do 7º e 9º do Fundamental – Anos Finais. Já no segundo dia, os alunos dos Anos Iniciais responderam as questões de Matemática e os demais de Língua Portuguesa.
 
A adesão dos alunos nas escolas municipais atingiu cerca de 95% nos dois dias. “A participação dos estudantes foi fundamental, pois a partir do seu desempenho, podemos obter dados consistentes, permitindo assim conhecer melhor a realidade de cada escola”, afirmou a diretora de Desenvolvimento Pedagógico da Secretaria de Educação, Silmara Del Dono.

A melhoria da qualidade de ensino em Ribeirão Pires já foi comprovada nos resultados divulgados neste semestre pelo Ministério da Educação. Ribeirão Pires foi a cidade da região do ABC que apresentou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) maior evolução nos anos iniciais entre as redes municipais de ensino. O município saltou da nota 6,3 em 2015 para 7 em 2017, superando, inclusive, a meta prevista para este ano, de 6,6. 

Pela projeção do Ideb, a rede municipal ribeirão-pirense teria como meta atingir a nota 7 apenas em 2021. No Fundamental II, o desempenho de Ribeirão Pires no Ideb também apresentou avanços. A nota da rede municipal subiu de 5,4 em 2015 para 5,7 em 2017.
 
O Ideb é o resultado da Prova Brasil – do Governo Federal, aplicada para os alunos dos 5º e 9º anos de dois em dois anos. O índice é um dos principais indicadores usados no País para mensurar o rendimento escolar dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas. O Ideb é usado para monitorar a qualidade do ensino e para subsidiar políticas públicas de educação. 
Compartilhe essa matéria:

Artigos relacionados