Ações educativas na cidade integram Projeto Futurágua da Sabesp, que conta com apoio da Prefeitura
Alunos do quinto ano das escolas municipais de Ribeirão Pires estão participando de atividades de conscientização sobre a importância do uso racional da água. A ação de educação ambiental faz parte do Projeto Futurágua, desenvolvido pela Sabesp, com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente.
Nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, os alunos da Escola Municipal Manoel Baptista da Silva, no Jardim Esperança, acompanharam oficina do programa. No total, nove escolas iniciaram as atividades que preveem a capacitação de cerca de 600 alunos, com o objetivo de criar agentes multiplicadores de conhecimento, bem como sensibilizá-los sobre a importância da água para a vida e a necessidade de implementar boas práticas de uso racional.
“O mais importante para o sucesso do programa é despertar a consciência ambiental nas crianças, os nossos multiplicadores mirins”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart.
Com enfoque multidisciplinar, o Futurágua proporciona uma abordagem direcionada e integrada com temas como meio ambiente, história, química, física, ciência, geografia e ecologia. As capacitações estão sendo desenvolvidas em etapas, com palestras e atividades práticas com maquetes do ciclo da água e do saneamento.
A secretária de Meio Ambiente, Wanessa Isídio, explicou que o programa foi implantado a título de compensação ambiental, referente ao Termo de Acordo em Ação Civil Pública deferido pelo Ministério Público em 2009.
“O programa Futurágua é uma compensação ambiental da Sabesp que agora está sendo cumprida por meio de ações de educação ambiental e plantio de árvores nativas na cidade”, explicou.