Previous slide
Next slide

Em parceria com o Grupo São Cristóvão Saúde, Prefeitura oferece desde 2017 pequenos procedimentos dermatológicos gratuitos no Hospital São Lucas

A rede municipal de saúde de Ribeirão Pires segue fortalecendo e ampliando os serviços prestados aos moradores. Entre as atividades recém-implantadas pela Prefeitura, por meio de parceria gratuita com o Grupo São Cristóvão Saúde, estão as pequenas cirurgias dermatológicas, que desde julho de 2017 até o final de outubro desse ano somaram 2.351 procedimentos realizados, contemplando 1.176 pacientes da cidade.

As cirurgias são realizadas no Hospital e Maternidade São Lucas – unidade da rede municipal de saúde. Entre os procedimentos efetuados estão vasectomias, retirada de lipoma, úlceras, verrugas e cistos, eletrocauterização, biópsias, entre outras. Os casos são encaminhados da Atenção Básica para a avaliação e triagem de médico do Centro de Especialidades Médicas da cidade.

“Com empenho e dedicação, superamos, em 2017, série de entraves na saúde pública municipal. Retomamos serviços básicos antes paralisados, como exames de sangue e de imagem, e fomos além. Celebramos convênio com o São Cristóvão Saúde para a reativação do Hospital e Maternidade São Lucas, hoje uma referência no atendimento para nossa rede. Os números de partos, internações e procedimentos realizados na unidade são indicadores disso”, avaliou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

Hospital e Maternidade São Lucas inicia cirurgias ginecológicas gratuitas

No final de outubro desse ano, a rede municipal de saúde de Ribeirão Pires, por meio de parceria com o Grupo São Cristóvão Saúde, implantou novo serviço às moradoras da cidade. A unidade realiza agora cirurgias ginecológicas gratuitamente. Nesse primeiro momento, os procedimentos estão sendo efetuados em mutirão, para zerar a espera de 57 mulheres pelas cirurgias. O serviço será oferecido de forma permanente na rede.

Entre os procedimentos realizados estão Peri neoplastia, laqueadura, curetagem semiótica, exérese de lesões e histerectomia. Para ter acesso ao serviço, as pacientes atendidas na Atenção Básica municipal que precisem desse encaminhamento passam por avaliação médica e realizam todo o processo pré-operatório com profissionais da rede municipal.

As cirurgias são realizadas no próprio São Lucas, estruturado para acolher as pacientes e acompanhante. A moradora é internada pela madrugada, passa pela operação no período da manhã e permanece internada na unidade até o final do dia, em observação.

“Seguimos a risca a determinação dada pelo prefeito de humanizar os atendimentos prestados e conhecer a demanda dos pacientes de nossa rede, de modo que possamos garantir mais qualidade e também oferecer serviços que melhorem a vida dessas pessoas. Com muito trabalho, estamos avançando, ampliando os serviços disponíveis e facilitando o acesso dos moradores à saúde”, explicou a secretária de Saúde da cidade, Patrícia Freitas.

A ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Lucas, Dra. Elisangela Grigio Lírio, explica que as cirurgias ginecológicas na rede contribuem para a garantia de mais qualidade de vida às pacientes. “Oferecer as cirurgias na cidade abrevia o sofrimento das pacientes. Quando se trata de um caso gravíssimo, como um quadro de câncer, as pacientes são encaminhadas com urgência. Outros procedimentos que afetam a auto-estima das mulheres, como cirurgia de pequenos lábios, não são tido como prioridade, mas interferem na qualidade de vida sexual e social das pacientes”, observou.

A partir da próxima semana, terão início cirurgias ginecológicas de porte maior, como a histerectomia – retirada do útero.