Previous slide
Next slide

Educação de Ribeirão Pires apresenta resultados obtidos em parceria com o Instituto Ayrton Senna

Reunião com o Comitê Gestor Intermunicipal avaliou evolução dos alunos da rede municipal de ensino

Nesta quinta-feira, 22, representantes da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires participaram de reunião do Comitê Gestor Intermunicipal do Instituto Ayrton Senna. Durante o encontro, que aconteceu na sede do Instituto, em São Paulo, foram avaliados os resultados dos programas Gestão pela Alfabetização e Gestão Nota 10, desenvolvidos gratuitamente em nove escolas da rede municipal. Também participaram da reunião representantes das cidades de São Vicente e Tatuí, que já implantaram os programas.

As orientadoras da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação de Ribeirão Pires apresentaram os resultados obtidos pelos alunos nos dois programas. Um dos exemplos avaliados foi a evolução dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I na disciplina de português. Em fevereiro, 99% não eram alfabetizados. Já os indicadores de outubro mostraram que 32,9% dos alunos registraram níveis satisfatórios de leitura e escrita. Em 2018, 1.345 estudantes do 1º ao 3º ano e 53 profissionais da rede municipal de ensino participaram do programa.

Em 2017, a Prefeitura firmou convênio para implantar o Gestão Política da Alfabetização. Em 2018, além de ampliar a parceria do ano anterior, foi implantado o Gestão Nota 10, que capacita as equipes das unidades escolares e acompanha, também, o desempenho  dos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e a assiduidade dos professores. Este programa envolveu 39 profissionais e beneficiou 1.809 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Pedagógico da Secretaria de Educação, Silmara Del Dono, a reunião também teve o objetivo de traçar novas estratégias para 2019. “Com as experiências das outras cidades, foram sugeridos alguns pontos dos programas e novos conteúdos devem ser implantados”, explicou.

Qualidade de Ensino – Ribeirão Pires foi a cidade da região do ABC que apresentou no Ideb a maior evolução nos anos iniciais entre as redes municipais de ensino. O município saltou da nota 6,3 em 2015 para 7 em 2017, superando, inclusive, a meta prevista para este ano, de 6,6.

Pela projeção do Ideb, a rede municipal ribeirão-pirense teria como meta atingir a nota 7 apenas em 2021. No Fundamental II, o desempenho de Ribeirão Pires no Ideb também apresentou avanços. A nota da rede municipal subiu de 5,4 em 2015 para 5,7 em 2017.

O Ideb é o resultado da Prova Brasil – do Governo Federal, aplicada para os alunos dos 5º e 9º anos de dois em dois anos. O índice é um dos principais indicadores usados no País para mensurar o rendimento escolar dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas. O Ideb é usado para monitorar a qualidade do ensino e para subsidiar políticas públicas de educação.

Compartilhe essa matéria:

Artigos relacionados