Ação visa levar aos profissionais de educação física a importância da prática de esportes com os alunos do ensino especial
Professores de educação física da rede municipal de Ribeirão Pires participaram na última semana de uma capacitação em esportes paralimpicos. A formação, ministrada pelos profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), contou com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, e aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Na formação, 20 profissionais do município puderam conhecer as dependências do Centro, participaram de oficinas em algumas modalidades paralímpicas, como atletismo e goalball. Na parte teórica, foram abordadas questões sobre instrução ao movimento paralímpico e a classificação funcional e oftalmológica. Até o final deste ano, os professores ainda participarão de um Curso à Distancia (EAD), de 40 horas, sobre iniciação ao esporte paralímpico, por meio de uma plataforma digital.
“A capacitação é uma iniciativa do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação, em parceria com o Comitê Paralímpico, e visa levar aos professores a importância da prática de esportes com os alunos da educação especial”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart. Ela destacou que nem todas as crianças podem praticar educação física, em alguns casos, com restrições médicas. “Mas independente disso, elas têm suas habilidades. Por isso, a capacitação possibilita ao professor de educação física que desperte o seu olhar para as capacidades de cada aluno”, disse.
A professora de educação, Jéssica Amaral, frisou que oportunidade da capacitação contribui para a valorização profissional, além de beneficiar os alunos. “Esse contato é fundamental para o crescimento técnico dos profissionais da rede municipal e com certeza todo nosso aprendizado será implantado no planejamento das aulas”, disse.
Parceria – Em maio deste, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires e o CPB firmaram parceria inédita que proporciona a alunos deficientes a possibilidade de participar do programa “Centro de Formação Esportiva – Esportes Paralímpicos”. A ação tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual – na faixa etária de 10 a 17 anos – em oito modalidades paralímpicas. Nove alunos ribeirão-pirenses participam, duas vezes por semana, de aulas de Atletismo, Natação, Judô, Goalball, Bocha, Voleibol Sentado, Futebol de Cinco e Tênis de mesa.