Formação qualifica educadores para aulas regulares e até situações cotidianas
Para reforçar a formação de professores da rede municipal de ensino, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires oferece aos docentes a oficina de Libras, realizada no contraturno escolar. A iniciativa da Secretaria de Educação tem o objetivo de incentivar docentes a utilizar a Língua Brasileira de Sinais – Libras.
A ideia é que esses profissionais estejam aptos a atuar comunicativamente junto às pessoas com deficiência auditiva da comunidade escolar ou em situações cotidianas. “Os encontros resultam na quebra de preconceitos, a fim de tornar a escola um espaço democrático que acolha e garanta a aceitação das crianças e familiares com deficiência auditiva”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart.
Neste semestre, foram ofertadas 33 vagas para professores, uma por cada unidade escolar da rede municipal da cidade. A oficina é ministrada pela professora da rede, Rebeca Henrique Lima, que atua também como intérprete de libras. Além do conhecimento das libras, as formações proporcionam vocabulário básico para a interação com os surdos. A carga horária é de 30 horas, com aulas até dezembro. Para o próximo ano, está prevista a ampliação de vagas.
A educadora da Escola Municipal Júlia Del Corto Roncon, Viviane Aparecida dos Santos, disse que as formações são fundamentais não só para a sala de aula, como para toda a comunidade escolar. “Essa qualificação é uma realização pessoal muito grande e permite desenvolver a linguagem com as crianças e ainda com pais ou responsáveis que são surdos”, disse.