Com apoio do CRI, Prefeitura promoveu atividades esportivas, apresentações culturais e diversos serviços na Praça Central
A Estância Turística de Ribeirão Pires celebrou o Dia do Idoso em clima de festa. Nessa segunda-feira, 1º de outubro, a Praça Central da cidade recebeu série de serviços e atrações gratuitas. A programação, que incluiu shows, oficinas de artesanato e atendimento em saúde, foi promovida pela Prefeitura, com o apoio do Centro de Referência do Idoso (CRI).
“Esse foi um dia muito especial, em que reunimos atividades voltadas à saúde, ao lazer e ao bem-estar de nossos moradores da terceira idade e de toda a comunidade. O evento foi, ainda, uma oportunidade de ressaltarmos a importância do respeito aos idosos e de todos nos envolvermos nos debates sobre as políticas públicas para o segmento”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.
Por meio do Fundo Social de Solidariedade Municipal e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com o apoio da Secretaria de Saúde e Higiene, foram oferecidos aos participantes durante todo o dia corte de cabelo e manicure; orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada para idosos, entre outros serviços em assistência social; aferição de pressão arterial e dextro.
O Centro de Referência do Idoso preparou série de atrações para celebrar o dia, entre os quais aula de boxe; aula de yoga; apresentação de dança cigana; e alongamento; além de oficinas de artesanato, pintura, bordado, patchwork, reciclagem, entre outras – gratuitamente.
Uma das voluntárias do CRI, Osvaldina Ribeiro, 80 anos, moradora do bairro Vila Suíssa, dá aula de pintura e ajuda no brechó. Já acostumada com as atividades que a instituição oferece, ela está à disposição para ajudar no que for preciso e fala sobre o impacto da ação. ”É muito importante ter mais eventos como esse, principalmente na Praça, pois, assim, reúne bastante idoso e acabamos conhecendo novas pessoas”.
Atletas que representam Ribeirão Pires nos Jogos Regionais do Idoso, apoiados pela Secretaria de Esportes, também foram destaque da programação.
“Com imensa alegria, recebemos do CRI a proposta de realizar atividades especialmente pensadas para os moradores da terceira idade em nossa cidade. Durante todo o ano, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e outros setores da Prefeitura, além do próprio Fundo Social, bem como instituições como o Centro de Referência do Idoso, promovem importante trabalho de apoio e atenção a essas pessoas. Devemos sempre respeitar e promover a inclusão de nossos idosos, estimulando atividades recreativas e saudáveis para que tenham mais qualidade de vida”, avaliou a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto.
“Apoiar os idosos e incentivar a pratica esportiva é a nossa missão, além de melhorar a qualidade de vida, eles formam uma nova família para a vida” comentou o secretário de esportes Iuquio Ywasaki.
Para encerrar a comemoração em grande estilo, a Praça Central da cidade recebeu show de Leon Félix, que tocou sucessos da música sertaneja com repertório especialmente pensado para o público. “É muito importante fazermos o bem para os idosos. Sou de Ribeirão Pires e amo minha cidade. Estamos sempre levando nosso trabalho a diante”, disse o cantor, que se apresentou de forma voluntária no evento.