Com ação da Prefeitura, estudantes da rede municipal foram incentivados a refletirem e escreverem sobre a preservação da Mata Atlântica
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II das Escolas Municipais Professor Sebastião Vayego de Carvalho e Engenheiro Carlos Rohm I participaram, neste último mês, de Concurso de Poesia. Com o tema “Árvores da Mata Atlântica: Um Olhar Diferente”, o concurso foi promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEARP) em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação.
Foram selecionadas as três melhores poesias em cada escola participante com premiações cedidas por parceiros. Os 30 primeiros colocados (sendo 20 alunos da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm I e 10 alunos da Escola Municipal Professor Sebastião Vayego de Carvalho, número proporcional ao montante de participantes) foram contemplados com um passeio ao BioParque Macuco, em Mauá. O transporte das crianças ao parque foi cedido pela empresa Rigras.
Além disso, através de parceria com a Editora Rebentos, as poesias farão parte de um livro. Para o enriquecimento do trabalho, o NEARP promoveu, simultaneamente, neste período, um concurso de desenho, também destinado aos alunos do 9º ano, cujo ganhador estará na capa da publicação da editora.
“Contamos com importantes parcerias para a realização de mais um trabalho de educação ambiental na rede municipal de ensino, inclusive, a CambuSales que doou 34 mudas de Grumixama, nativa da Mata Atlântica, que serão plantadas nas escolas municipais da cidade”, disse a secretária de Meio Ambiente Wanessa Isídio.
Confira a relação dos ganhadores do I Concurso de Poesia:
Desenho
Sofia Freitas da Silva (Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm I)
Poesias
Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm I
1º lugar – Vinicius Rafael Paes
2º lugar – Isabelle de Araújo Parizotto
3º lugar – Beatriz Nunes Fonseca
Escola Municipal Professor Sebastião Vayego de Carvalho
1º lugar – Kamilly Peixoto Nepomuceno
2º lugar – Gabriel Henrique Martins Saturnino
3º lugar – Nicoly de Godoy