Além das rondas na cidade, setor atua também em apoio a outras unidades da Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar
A Guarda Civil Municipal, ligada a Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de Ribeirão Pires realiza, além das rondas preventivas em toda a cidade, operações integradas de segurança em parceria entre as unidades da GCM e as polícias Civil e Militar. Uma das divisões operacionais da Guarda Civil Municipal, o Canil, é parte estratégica desse trabalho.
O Canil Municipal da GCM ribeirão-pirense foi criado em junho de 2014, conforme a Lei Municipal nº 5.864. Atualmente, é composto por quatro cães de patrulhamento e farejadores de entorpecentes: um Pastor Alemão – Thor, e três Pastores Belga de Malinois – Ártemis, Skull e Iron. Os dois últimos, de um ano e dois, foram doados ao município em outubro de 2017. Cinco GCMs integram a divisão.
“Os nossos cães contribuem no trabalho de policiamento preventivo realizado pela Guarda, auxiliam na proteção do efetivo e são integrantes fundamentais em operações integradas realizadas em toda a cidade”, explica o secretário de Segurança Urbana da Estância, Coronel José Luis Martins Navarro. “Os animais e seus instrutores participam de diversos treinamentos, principalmente em parceria com o Canil da GCM de São Caetano. Para ampliar e melhorar o setor, estamos em estudo para encontrar um local maior e mais adequado para esta divisão”, afirma o secretário.
Dentre as técnicas aprendidas pelos instrutores estão o cuidados com os cães; comportamento canino; nutrição de cães; adestramento básico; dog show/agility; detecção/faro; controle de distúrbio civil; atuação em manifestações; primeiros-socorros; proteção; abordagem; entre outros.
“Temos uma rotina diária de cuidado com os cães e treinamento com cada animal e seu instrutor aqui na base da GCM”, explica o Sub-Inspetor do Canil, o GCM Marcos Belarmino de Brito.
“Temos investido na qualificação e valorização da Guarda Civil Municipal para melhorarmos o atendimento à população, aumentando a segurança e diminuindo os índices de criminalidade no município, conforme dados divulgados pelo Estado”, conclui Navarro.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Paulo indicam que seguem em queda os índices de roubo e furto, em geral, na Estância. A redução das ocorrências se manteve em agosto desse ano, no comparativo com o mesmo período de 2017. De janeiro a julho, a cidade também registrou queda da criminalidade em relação ao último ano.
Ribeirão Pires apresentou queda de 46,03% nos índices de roubo (geral), e redução de 40,44% nos registros de furto (geral), em no comparativo entre os meses de agosto de 2018 e 2017. De janeiro a agosto desse ano, houve queda de 23,52% no índice de roubo (geral) e de 26,1% nos furtos em relação aos primeiros meses de 2017.