Previous slide
Next slide

Ribeirão Pires realiza atividade técnica da BNCC e da prova SARESP

Ação da Secretaria de Educação faz parte do calendário escolar e aconteceu, simultaneamente, em todas as unidades de ensino

Gestores e professores das 33 escolas da rede municipal de Ribeirão Pires se reuniram nesta sexta-feira, 28 de setembro, para avaliar as estatísticas e resultados da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na prova do Sistema de Avaliação do Rendimento do Estado de São Paulo (SARESP).

A parada técnica, que faz parte do calendário escolar, ocorreu simultaneamente em todas as unidades de ensino, mobilizando os mais de mil professores que atuam em sala de aula na rede municipal.

Na oportunidade, os professores puderam analisar, avaliar e interagiram sobre a aplicação da BNCC. Nas nove escolas de Ensino Fundamental, houve também a criação de plano de ação com base nos resultados do desempenho dos alunos na prova Saresp de 2017. O objetivo do planejamento é promover melhoria do nível de proficiência na prova que será aplicada em novembro para os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Para a secretária de Educação, Flávia Banwart, os encontros técnicos são necessários para que o docente esteja em constante processo de formação e troca de experiências com toda equipe escolar. “Não tem como falar em educação de qualidade sem mencionar uma formação continuada de professores. Os alunos precisam de outras habilidades além da aprendizagem cognitiva, como as socioemocionais. É possível desenvolvê-las adequando o conteúdo já trabalhado nas escolas, por isso esse processo de avaliação e reflexão integrada com toda equipe é tão importante no calendário escolar”.

Qualidade de Ensino – Ribeirão Pires foi a cidade da região do ABC que apresentou a maior evolução nos anos iniciais entre as redes municipais de ensino. O município saltou da nota 6,3 em 2015 para 7 em 2017, superando, inclusive a meta prevista para este ano, de 6,6.

Pela projeção do Ideb, a rede municipal ribeirão-pirense teria como meta atingir a nota 7 apenas em 2021. No Fundamental II, o desempenho de Ribeirão Pires no Ideb também apresentou avanços. A nota da rede municipal subiu de 5,4 em 2015 para 5,7 em 2017.

O Ideb é o resultado da Prova Brasil – do Governo Federal, aplicada para os alunos dos 5º e 9º anos de dois em dois anos. O índice é um dos principais indicadores usados no país para mensurar o rendimento escolar dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas. O Ideb é usado para monitorar a qualidade do ensino e para subsidiar políticas públicas de educação.
Compartilhe essa matéria:

Artigos relacionados