Com recursos do Governo Federal, Prefeitura inaugura equipamento que terá estrutura esportiva, cultural, telecentro e área para atendimento social
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires inaugurou neste sábado, dia 1º de setembro, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no bairro Quarta Divisão. Por meio de convênio com o Governo Federal, via Ministério da Cultura, a cidade recebeu cerca de R$ 2 milhões para construir e equipar o CEU, que será gerido com o auxílio de grupo formado por moradores e profissionais do município.
“Esse é um momento muito especial para Ribeirão Pires. Por seis anos o CEU não passou de um projeto no papel e um canteiro de obras abandonado. Em um ano e meio de trabalho, retomamos junto ao Governo Federal a construção do equipamento, que hoje entregamos aos moradores para que estejam inseridos em uma rede de serviços que contribuirão para seu desenvolvimento e integração social. Esse é o nosso compromisso com a cidade e nossa gente”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.
Situado na Estrada do Sapopemba, 5.055, o CEU Quarta Divisão conta com quadra poliesportiva coberta, pista de skate, pista de caminhada, playground, biblioteca, sala de projeção, telecentro e abriga, ainda, unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Durante o evento de inauguração, Matheus Quintal, chefe do Escritório Regional Sudeste do Ministério da Cultura, aprovou o trabalho realizado pela Prefeitura de Ribeirão Pires.
“Estou surpreso por ver a população participando em massa nesse espaço aberto de interação das crianças e das famílias. O dinheiro dessa obra estava garantido, mas ela estava parada. Ficamos felizes quando vemos um prefeito que trata a cultura como investimento, e não gasto, e bota a obra pra tocar de novo e entrega um equipamento de excelência para a população”, disse o representante do MinC.
O convênio entre a Prefeitura e a União para a construção do CEU Quarta Divisão foi celebrado em 2010. As obras no local tiveram início em 2013, mas foram paralisadas. No início de 2017, a construção foi retomada após a regularização do convênio.
Rilma Andretta, 41 anos, moradora da Quarta Divisão, levou a filha Cecília, de 6 anos, para conhecer o novo espaço.
“Achei interessante o CEU. O bairro precisava disso. Aqui não tinha um centro cultural para as crianças. Gostei muito. O projeto está aprovado”, avaliou.
A gestão dos CEUs será compartilhada entre a Prefeitura e a comunidade, por meio de Grupo Gestor que está encarregado de criar um Plano de Gestão e também conceber o uso e programação do equipamento.
“O prefeito deu um grande presente para os moradores do bairro, o esforço de todos os envolvidos resultou neste lindo trabalho, mais cultura, esporte e lazer para as crianças” comentou o secretário de esporte e lazer Iuquio Ywasaki.
Atrações culturais e serviços foram oferecidos na inauguração do CEU
O evento de inauguração do CEU Quarta Divisão contou com série de serviços gratuitos. Além da apresentação do grupo Circuladô de Fulô, dançarinas do Corpo de Baile da Escola Municipal de Dança se apresentaram no local. A dupla sertaneja Fabrício e Frabrini e a roda de samba dos Compositores Independentes também foram atrações nessa tarde.
A programação inclui, ainda, palestra sobre “Violência contra a Mulher”, aula de dança, pintura facial e brincadeiras para crianças, workshop de artesanato, orientações de personal trainer, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, entre outras atividades gratuitas. As empresas Formula Skate Shop e a Sthill Surf Shop apoiaram a atividade com brindes sorteados aos moradores.