Enfermeiros e médicos da rede municipal participaram de atividades sobre diagnóstico e prevenção de ISTs, Aids e hepatites
A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu durante o mês de agosto série de treinamentos destinados a enfermeiros e médicos da rede municipal. Profissionais das Unidades Básicas de Saúde e do Hospital e Maternidade São Lucas participaram de atividades voltadas ao diagnóstico e à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e hepatites.
Nesta quarta-feira, dia 29, equipe do Serviço de Atenção Especializada (SAE) da Prefeitura realizou o 2º Treinamento em Prevenção e Assistência ao HIV/Aids. Médicos da rede participaram da atividade, que aconteceu no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro. A empresa GSK – GlaxoSmithKline, fabricante de antirretrovirais, apoiou a ação, que teve como objetivo atualizar os profissionais sobre a importância da humanização no acolhimento e nas orientações aos pacientes.
Na última semana, enfermeiros da Atenção Básica realizaram treinamento voltado aos testes rápidos de hepatite B e C durante o pré-natal. Ainda na última semana, enfermeiros do Hospital e Maternidade São Lucas participaram de treinamento sobre testes rápidos de HIV e sífilis. Ambas as ações contemplam profissionais que atuam na Rede Cegonha. Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, o diagnóstico da infecção pelo HIV e da sífilis no período gestacional é fundamental para a redução da transmissão vertical.
A coordenadora do Programa Municipal IST/Aids/Hepatites Virais,Nanci Garrido, explica a importância dos treinamentos ministrados pelo SAE. “Trabalhamos em rede de saúde, na qual o cuidado com o usuário é integral. Os profissionais da Atenção Básica, por exemplo, atuam em todos os territórios da cidade e conhecem de perto os contextos em que as pessoas estão inseridas, levando orientações adequadas a sua realidade e promovendo saúde. Por essa razão, é fundamental a atualização das equipes”.
“A atualização permanente das equipes da Saúde é indispensável para aprimorarmos os serviços prestados na rede municipal. Temos como diretriz de trabalho estabelecida pelo prefeito Kiko a humanização e melhoria da qualidade do atendimento aos nossos pacientes, garantindo o maior índice de resolutividade dos casos e também orientações que possam contribuir para a prevenção de doenças e para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.