Previous slide
Next slide

Experiência da GCM da Estância é referência para treinamento de corporações de municípios da região

 

Efetivo da equipe da Guarda Civil Municipal da Prefeitura de Ribeirão Pires, ligada à Secretaria de Segurança Pública do município, iniciou nesse mês a capacitação de integrantes da Guarda Civil Municipal de Suzano, com o Curso de Operações Táticas da ROMU. Nessa semana, os integrantes das corporações participaram de treinamento de condicionamento físico e defesa pessoal.

 

Uma das atividades foi realizada no entorno da tricentenária Capela do Pilar de Ribeirão Pires. Os GCMs fizeram corrida da entrada da Pedreira Santa Clara, na Avenida Santa Clara, subindo a escadaria da Capela, onde o treinamento seguiu. Nos próximos dias, o grupo treinará com a ROMU e também o Choque da Guarda ribeirão-pirense.

 

No total, nove GCMs da cidade vizinha à Estância, que passaram a compor a ROMU do município, participam do curso, que segue até o final de outubro.

“Nosso efetivo possui profissionais capacitados, que são exemplos para diversas corporações na região. Temos investido em qualificação e valorização da Guarda Civil Municipal para melhorarmos o atendimento à população, fortalecendo a segurança no município”, afirma o secretário de Segurança Pública da Estância, coronel José Luis Martins Navarro.

 

Entre os temas abordados durante o curso estão: conduta de patrulha; verbalização e abordagem (veículos e transeuntes), manuseio do armamento correto dentro e fora da viatura, preservação da integridade física do GCM, terceiros e do agressor, como conduzir corretamente a viatura, sinais sonoros e luminosos usados na viatura.

 

Participaram deste primeiro momento, o instrutor de patrulhamento tático e professor do Método Giraldi, subcomandante Carlos Douglas Furlani; instrutor de patrulhamento tático, Comandante da GCM Sandro Torres Amante; e pelo instrutor de controle de distúrbio civil, 1ª Classe da GCM Rogério Simões; a inspetora do gabinete de instrução e educadora física, Angela Cristina da Silva; inspetor Aparecido Carmo Meira e inspetor Antonio Carlos.