Ação integra campanha de prevenção à doença Julho Amarelo, que também conta com palestras e orientações
Nesta quarta-feira, dia 25, a Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu ação de conscientização e a realização de teste rápido para o diagnóstico de hepatite C na Praça Central da Vila do Doce. As atividades, que seguem até o dia 31, integram a Campanha de Intensificação das Testagens para Hepatites B e C.
Durante o período, serão realizadas palestras sobre a doença, formas de prevenção, testagem e tratamento em Unidades Básicas de Saúde, no Centro Odontológico e nos Centros de Apoio Psicossociais da rede municipal.
Em 28 deste mês é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Por essa razão, Ribeirão Pires aderiu à campanha Julho Amarelo, que chama a atenção para as doenças e sua prevenção.
Os moradores podem realizar exames de hepatite B e C gratuitamente no Centro de Atendimento e Aconselhamento – CTA (Av. Francisco Monteiro, 205 – Centro; seg. a sex. das 7h às 15h) durante todo o ano. No local estão disponíveis panfletos informativos e preservativos femininos e masculinos, além de gel.
As hepatites são inflamações no fígado. As virais mais comuns no Brasil são as A, B e C – existem ainda os tipos D e E. Para hepatite B, há vacina disponível em todas as Unidades de Saúde da rede municipal – para pessoas com até 49 anos.
Como evitar as Hepatites A e E:
- Utilize água tratada e lave bem os alimentos;
- Lave as mãos com água e sabão antes de comer e depois de ir ao banheiro;
- Beba água filtrada ou fervida;
- Lave bem os alimentos, frutas, verduras e legumes, principalmente quando for comê-los crus;
- Cozinhe bem mariscos e frutos do mar.
Como evitar as Hepatites B, C e D:
- Não compartilhe agulhas e seringas e outros para uso de drogas;
- Não use laminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;
- Use seus próprios instrumentos de manicure e pedicure;
- Exija Materiais descartáveis para tatuagem, serviços de saúde;
- Use sempre camisinha;
Mais informações podem ser obtidas no CTA pelos telefones 4828-4441/ 4823-4977