Avaliação do desempenho dos alunos integra estratégia para melhorar o aprendizado em sala de aula
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, retomou o segundo semestre letivo na rede municipal de ensino nessa terça-feira, 31 de julho, seguindo o calendário escolar homologado no início de 2018. Os gestores e professores das 33 escolas da rede municipal participaram nesta segunda-feira, 30 de julho, do planejamento pedagógico nas unidades para o reinício das aulas.
As atividades de planejamento contaram com dinâmicas que abordaram temas como as competências sócio-emocionais dos alunos e ainda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart, com base nos resultados das avaliações dos estudantes é possível aos docentes analiserem quais disciplinas necessitam de maior atenção, visando o fortalecimento da aprendizagem dos alunos.
“O planejamento é imprescindível, pois a equipe escolar discute e reflete as ações que serão executadas no decorrer do ano, o que gera aprimoramento das práticas pedagógicas”, explicou.
Nesse ano, a Prefeitura tem consolidado grandes avanços na área de Educação. Nos primeiros meses, os nove mil alunos matriculados na rede municipal receberam material e uniforme escolar. Outro importante avanço foi a ampliação de parceria gratuita com o Instituto Ayrton Senna para a implantação do Gestão Nota 10 e ampliação do Gestão Política da Alfabetização. Além disso, a Prefeitura aderiu ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do Governo Federal, que permite formação continuada dos professores.