Previous slide
Next slide

Crianças de Ribeirão Pires treinam modalidades paralímpicas pelo CPB

Por meio de parceria com Comitê Paralímpico Brasileiro, Prefeitura promove inclusão de estudantes com deficiência matriculadas na rede municipal

A rotina de nove crianças com deficiência intelectual, visual, física ou paralisia cerebral matriculadas na rede municipal de ensino de Ribeirão Pires está sendo transformada por meio do esporte. Parceria entre a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) possibilita a iniciação de crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, em oito modalidades paralímpicas, no Centro de Formação Esportiva, no quilômetro 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.

Os alunos ribeirão-pirenses participam, duas vezes por semana, de aulas de Atletismo, Natação, Judô, Goalball, Bocha, Voleibol Sentado, Futebol de Cinco e Tênis de mesa. Segundo Felipe Lopes Barboza, coordenador do Comitê Paralímpico Brasileiro, as crianças passam por avaliação e, tendo por base suas limitações, iniciam a prática esportiva. “São aulas de 90 minutos de duração em que as crianças aprendem, não apenas as técnicas das modalidades esportivas, mas o ambiente em que ele é praticado e os materiais utilizados. Elas são incluídas num universo que, normalmente, só teriam contato com mais idade”.

Trabalham no Centro de Formação Esportiva oito profissionais de educação física e 12 estagiários da área, além dos componentes da Coordenação de Esporte Escolar que é formada por quatro profissionais. As crianças recebem uniforme e lanche durante o período em que estão no Centro de Treinamento Paralímpico. Também é oferecido transporte gratuitamente.

“Essa parceria contribui para a promoção e efetivação da inclusão social. É muito importante para o desenvolvimento das crianças, além de trazer uma grande oportunidade de melhoria da qualidade de vida”, afirma a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia de Ribeirão Pires, Flávia Banwart.

Inscrições – Os pais e responsáveis que tenham interesse em matricular seus filhos, com idades entre 10 e 17 anos, da rede pública ou particular de ensino de Ribeirão Pires, devem agendar horário no Centro de Formação de Profissionais da Educação (CEFORPE) da cidade pelo telefone 4825-9270 (procurar Valquíria Servilha ou Michelle Bressane).

Compartilhe essa matéria:

Artigos relacionados