Profissionais da Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires compartilharam conhecimento sobre projetos para melhoria do setor
Equipe de gestores e profissionais da Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires participaram, na última semana, do 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde em Rio Claro.
Durante o evento, também foi realizada a 15º Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios. Ribeirão Pires apresentou cinco projetos que estão sendo implantados na rede municipal de saúde da cidade: “Adesão: Bate-papo na Sala de Espera”; “A implantação do Programa Saúde nas Escolas no Município”; “Impacto na Assistência à Gestante”; “Projeto Piloto: Modelo de Atenção às Condições Crônicas no Município”; e “O Programa IST/AIDS/Hepatites Virais e o PSE nas escolas do Município”.
“Este foi um momento produtivo em que pudemos levar experiências bem sucedidas da rede de saúde de Ribeirão Pires e também conhecer projetos de outros municípios que contribuem para a melhoria dos serviços prestados. Buscamos sempre a atualização de nossa equipe de gestores e profissionais para aprimorar permanentemente nossas ações, prezando pela qualidade do atendimento aos moradores”, avaliou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.
O projeto “Adesão: Bate-papo na Sala de Espera” é destinado ao atendimento de pessoas com HIV, estimulando a adesão do paciente a todo o processo de acompanhamento e tratamento. Isso se dá por meio da qualificação do atendimento a essas pessoas, tornando a sala de espera um ambiente acolhedor.
“A implantação do Programa Saúde nas Escolas no Município” tem como principal destaque trabalhar a vulnerabilidade de crianças e adolescentes ao adoecimento, partindo de uma articulação entre a Saúde e a Educação. Temas como combate ao Aedes aegypti, promoção à cultura de paz e avaliação de saúde bucal integram a ação promovida nas escolas da rede municipal.
“Impacto na Assistência à Gestante” trata da reestruturação da maternidade do Hospital e Maternidade São Lucas, com a implantação de novo modelo de acolhimento e atendimento, com o apoio do Grupo São Cristóvão Saúde. Os resultados da humanização e das melhorias estruturais da unidade pública de saúde foi o crescimento de mais de 160% do número de partos em 2017(mais de 500 procedimentos) em relação ao ano anterior.
O “Projeto Piloto: Modelo de Atenção às Condições Crônicas no Município” tem por objetivo promover interlocução entre a equipe multiprofissional da rede municipal com a comunidade. Identificar condições crônicas de saúde e garantir encaminhamento aos pacientes podem prevenir o agravo de doenças. O projeto permite melhor organização da rede de Atenção Básica, promovendo linha de cuidado longitudinal e maior resolutividade dos casos que necessitam de maior manejo no cuidado.
Já “O Programa IST/AIDS/Hepatites Virais e o PSE nas escolas do Município” tem como objetivo desenvolver ações da saúde e a redução da vulnerabilidade de adolescentes e jovens às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/AIDS/Hepatites Virais. As informações sobre as doenças, como formas de transmissão, prevenção, entre outras questões, foram levadas ao ambiente educacional, nas escolas da rede municipal, como forma de orientar e conscientizar os estudantes.