Previous slide
Next slide

Unidade hospitalar humaniza atendimento, ganha leitos para observação e internação, e terá centro de diagnóstico e pequenas cirurgias

A Prefeitura de Ribeirão Pires reinaugurou nesta segunda-feira, dia 3 de julho, o Hospital e Maternidade São Lucas. O evento de reinauguração foi marcado também pela assinatura de convênio entre o município e a Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão para a ampliação e modernização dos serviços prestados à população na unidade hospitalar.

A parceria, que terá prazo de três anos, podendo ser prorrogado por igual período, não irá gerar novas despesas à Administração Municipal, uma vez que os custos da implantação e desenvolvimento das atividades previstas no convênio serão arcadas pelo São Cristóvão.

“Ribeirão Pires está no caminho certo e vamos seguir superando os obstáculos para fazer com que nossa cidade seja cada dia melhor. A parceria com o São Cristóvão contribuirá muito para que a Prefeitura efetive o projeto de reestruturação da rede municipal de saúde, que atenda as diretrizes que regulam o setor e também as demandas da população, que deve ter garantido atendimento de qualidade em todas as áreas”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

A ampliação dos serviços será realizada em três etapas até o final deste ano. A primeira consiste em: humanização do atendimento e dos procedimentos da maternidade; abertura de oito leitos de retaguarda para observação dos pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia; e ampliação do serviço de nutrição do hospital.

Em todas as fases desta etapa, o São Cristóvão disponibilizará médicos para o atendimento das demandas. Ainda, para receber os novos serviços, a Secretaria de Saúde e Higiene revitalizou a estrutura da unidade hospitalar, grande parte feita com mão de obra própria. Foram executados serviços de pintura, instalação de nova identificação visual, estruturação de sala de emergência, humanização dos quartos da maternidade, entre outras adequações.

“O Hospital e Maternidade São Lucas estava até o último ano subutilizado. Realocamos o atendimento pediátrico de urgência e emergência para a UPA Santa Luzia que estava irregularmente aqui no hospital, atendendo às diretrizes que regulam os serviços de saúde pública. Readequamos o São Lucas para receber leitos de retaguarda e internação, ampliar nossa estrutura de diagnóstico, bem como para oferecer, por meio da parceria com o São Cristóvão, pequenas cirurgias aos pacientes da rede”, explicou a secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas.

Na segunda etapa, que tem início de serviços previstos para setembro, o Hospital e Maternidade São Lucas ampliará a área de apoio de diagnóstico por imagem e laboratorial. A unidade hospitalar receberá o tomógrafo adquirido pela Prefeitura em 2014, mas que nunca foi utilizado e estava irregularmente instalado na UPA Santa Luzia. Ultrassom e raio-x também estarão disponíveis no São Lucas, que contará ainda com laboratório próprio de análises clínicas.

Já na terceira e última fase, a Secretaria de Saúde e Higiene, em parceria com o São Cristóvão, oferecerá pequenas cirurgias que até então não estavam disponíveis na rede municipal.

“Este é um grande avanço para a saúde municipal. Desde o início do ano, retomamos serviços essenciais que estavam paralisados, promovemos mutirões para zerar a fila de espera por exames e consultas e agora estamos ampliando e humanizando o atendimento oferecido aos pacientes de nossa rede. Nosso compromisso é com o bem estar de cada um dos ribeirãopirenses e não mediremos esforços para buscar parcerias e recursos que tornem viáveis os projetos de melhorias tão aclamados pela população”, declarou o prefeito Kiko.

Ao final da implantação dos serviços, o Hospital e Maternidade São Lucas terá 51 leitos, sendo 10 para maternidade e 41 para clínica médica. Os médicos serão designados pelo São Cristóvão. À Prefeitura, caberá a gestão dos profissionais de enfermagem e do setor administrativo, além de manter os insumos e suprimentos necessários ao funcionamento das atividades da unidade hospitalar.

 

O Grupo São Cristóvão Saúde, que sempre perseguiu como objetivo o atendimento à saúde e as ações prestadas à comunidade, mantendo-se alinhada à natureza da assistência social prestada por meio dos atendimentos médicos e ambulatoriais e dos diversos Programas Filantrópicos junto aos municípios conveniados, sente-se orgulhoso com a parceria firmada.

 

“Quanto maior for o comprometimento das partes, maior será a parcela da população beneficiada com o nosso trabalho, e ainda maior a nossa gratificação. Essa, afinal, é a nossa missão. Ribeirão Pires poderá contar conosco, para que esta seja uma parceria de longa data e possamos crescer junto com a cidade”, declarou o engenheiro Valdir Pereira Ventura, CEO/Presidente do Grupo São Cristóvão Saúde.