Previous slide
Next slide

Em celebração à educação museal, programação conta com palestra e exposição gratuitas e atividades voltadas aos profissionais da rede municipal de ensino

 

A Estância Turística de Ribeirão Pires terá programação especial na 12ª Primavera dos Museus, que marca, ainda, a celebração da Semana de Educação Patrimonial. De 17 a 20 de setembro, a cidade sediará série de atividades gratuitas, entre palestras e exposição, além de atividades direcionadas aos profissionais da rede de ensino do município.

Estão abertas até o dia 19 de setembro as inscrições para a apresentação de Gabriel Avelar e Raquel Lemos sobre “Aspectos Jurídicos da Produção Cultural”, direcionada à profissionais e estudantes de artes e cultura, com foco em museus de artes e patrimônio. Os interessados em participar da atividade devem se inscrever pelo site www.ribeiraopires.sp.gov.br

. O workshop, que tem como objetivo fornecer condicionamentos jurídicos para manejo eficiente de negócios na área cultural, com conhecimento das possibilidades e limites no campo normativo, será realizado no dia 20 de setembro, das 8h30 às 17h, a OAB Ribeirão Pires (Rua Presidente Kennedy, 133 – Centro).

No dia 17 de setembro, às 20h, terá início a exposição “Coleta ABC”. Com a participação de artistas das sete cidades do ABC Paulista, a mostra contará com trabalhos que buscam trazer à tona registros do momento atual através de obras contemporâneas influenciadas pelo cotidiano urbano e particularidades da região suburbana e operária. Em cartaz até o dia 16 de outubro, no Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli (Rua Miguel Prisco, 286 – Centro, de seg. a sex., das 9h às 17h; sab., das 10h às 16h), com entrada gratuita.

A 12ª Primavera dos Museus e a Semana de Educação Patrimonial são promovidas em parceria pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, com o apoio do Centro Técnico de Patrimônio da cidade e organização POIESIS.

Programação 12º Primavera dos Museus/Semana de Educação Patrimonial:

A programação também conta com outras atividades voltadas aos profissionais da rede municipal de ensino – com vagas já preenchidas. No dia 17 de setembro, às 14h, o músico e escritor Reynaldo Bessa realizará a oficina “Retrato do Artista Quando Oswald”, que propõe interação entre os profissionais e a obra do escritor modernista que residiu em Ribeirão Pires. A atividade acontece, inclusive, na casa em que Oswald morou e escreveu “Um Homem Sem Profissão”. A oficina integra conjunto de medidas de apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires à preservação e valorização da casa, Patrimônio Tombado provisoriamente pelo município e que poderá ser tombado pelo Estado.

No dia 18 de setembro, das 8h30 às 17h30, Marilúcia Bottalo promove formação com objetivo de abordar princípios de museologia para professores do município, apresentando o universo dos museus, arquivos, centros de memória e instituições afins nas áreas de preservação e difusão. Marilúcia é museóloga e historiadora da Arte, diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea e Coordenadora da pós-graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes SP.

No dia 19 de setembro, a especialista em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política São Paulo, Ana Silvia Bloise, apresentará, das 8h30 às 17h30, a palestra “Museu: o que são e para que servem – fotografias como suportes da memória”. A ação estimula reflexão sobre a educação em museus como uma experimentação permanente, em busca de formas de atuação que criem laços e integrem diferentes públicos ao Museu.

No dia 20, das 19h às 21h, a artista plástica Lilian Zampol promoverá oficina sobre os “Gênios da Arte nas Escolas: Educando para os Museus de Arte”. A atividade, que acontecerá no CEFORPE, é direcionada a professores e tem como objetivo discutir a importância do ensino da arte nas escolas a partir da perspectiva de grandes obras de artistas atuais.