Previous slide
Next slide

Evento integra calendário do Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio promovido na rede municipal de saúde da Estância

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, realizará nessa quarta-feira, dia 12 de setembro, o II Fórum de Combate às Violências, Promoção à Saúde e Cultura da Paz, com o tema “Prevenção ao Suicídio”. Durante o evento, que acontecerá no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro (Rua Diamantino de Oliveira, 220 – região Central) profissionais da rede municipal de saúde e interessados no assunto poderão acompanhar palestra com especialista na área e conhecer como funcionam os serviços de atendimento, orientação e tratamento/acompanhamento na rede pública.

O Fórum, evento com entrada gratuita, integra ação de conscientização sobre a prevenção e o combate ao suicídio, no Setembro Amarelo. Durante o mês, equipes da saúde mental e profissionais da rede reforçam as orientações sobre sinais que podem indicar pensamento suicida, como auxiliar uma pessoa nessa situação e onde buscar auxílio.

Para ampliar os debates sobre o assunto, chamando a atenção para o número crescente de casos de suicídio no País, a Secretaria de Saúde e Higiene realizará, ainda, em 20 de setembro, o “Dia D da Saúde” na Praça Central, com distribuição de materiais informativos sobre o que é suicídio, causas, sinais, como prevenir e onde buscar ajuda. O Setembro Amarelo é um movimento mundial e teve início no Brasil em 2014.

O suicídio é um fenômeno complexo, considerado grave problema de Saúde Pública. A orientação, o diálogo e a informação são essenciais a sua prevenção. O número de casos de suicídio cresceu no Brasil, com 10.490 mortes em 2011 e 11.736 mortes em 2015 (Ministério da Saúde). O número de tentativas de suicídio também chama atenção. Entre 2011 e 2016, foram 48.204 casos no País. O índice vem crescendo, especialmente entre os jovens de 15 a 29 anos.

Causas – Não existe uma causa única que leva uma pessoa ao suicídio. Entre os motivos podem estar fatores biológicos, genéticos, psicológicos (problemas interpessoais, sentimento de rejeição, perda de emprego ou de um ente querido), ao uso abusivo de substâncias químicas, e transtornos mentais como a depressão.

Como identificar sintomas que podem indicar pensamento suicida?

 

·         Comportamento retraído, dificuldade para se relacionar com a família;

·         Doença psiquiátrica;

·         Consumo abusivo de álcool;

·         Ansiedade, pânico;

·         Alterações no humor: irritabilidade, pessimismo, depressão, apatia;

·         Mudanças no sono e apetite;

·         Tentativa de suicídio anterior;

·         Odiar-se, sentimento de culpa, desesperança;

·         Perda recente de um ente querido;

·         História familiar de suicídio;

·         Sentimentos de solidão e impotência;

·         Doença física;

·         Menção repetida de morte;

·         Histórico de abuso físico e sexual; bullying;

Todas essas circunstâncias podem servir de gatilho.

Como ajudar a pessoa com risco de suicídio?

A tarefa mais importante é ouvi-las. Conseguir ouvir é o maior passo para reduzir o nível de desespero suicida e procurar oferecer a esperança de que as coisas podem mudar. Demonstre sua preocupação e cuidado. Fale de forma carinhosa e sem julgamentos. Nunca diga que é drama ou que a pessoa está exagerando e nem fale que ela precisa ser forte.

Se houve a tentativa:

 

– Não deixe a pessoa sozinha;

-Remova álcool, drogas, medicamentos ou objetos afiados que possam ser usados em uma tentativa de suicídio;

-Procure ajuda médica. Leve a pessoa a um pronto atendimento ou busque ajuda de um especialista em saúde mental.  Tratamento psiquiátrico e psicológico é fundamental.

 

Onde buscar ajuda?

 

CAPS 2 – Rua Afonso Zampol, 41 – Centro. Telefone: 4824-3631.

Centro de Valorização da Vida – através do 188 (destinado a quem pensa em cometer o suicídio e também a quem convive com a pessoa).