Previous slide
Next slide

Com inventário, museus e Pinacoteca da Estância estão adequados às normativas de preservação do IBRAM e Ministério da Cultura

 

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires divulgou, na última semana, o Inventário Municipal de Bens Móveis Musealizados 2018, disponível no Diário Oficial de 4 de setembro, no site da Prefeitura –http://ribeiraopires.sp.gov.br/diario-oficial.

A inventariação e catalogação foram realizadas no mês de agosto deste ano, em atendimento ao Estatuto dos Museus, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.904/09. A ação é uma recomendação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, órgão do Ministério da Cultura que regulamenta os museus públicos de todo o País, SISEM – Sistema Estadual de Museus, além de órgãos como o ICOM – Conselho Internacional de Museus.

Foram contemplados o Museu Histórico Municipal Família Pires, Museu Ferroviário Municipal João Evaristo de Abreu Duarte, Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias e Museu Aberto de Arte Contemporânea. Os locais abrigam diversos tipos de acervo como litografias, esculturas, quadros, hemeroteca, biblioteca, iconografia, midiateca, paineis informativos, documentos textuais públicos e privados.

A catalogação é uma forma de preservação dos itens abrigados pela municipalidade. Somente do acervo tridimensional (objetos) do Museu Histórico, foi fotografado mais da metade dos itens, totalizando 354 objetos.

O relatório informa que a Pinacoteca Municipal abriga, no total, 17 esculturas e 299 quadros, entre eles obras das coleções Paisagens Históricas, Igrejas Históricas, Esther Mazzini, Paulo Acencio, entre outras coleções.  O Museu Aberto de Arte Contemporânea possui 84 obras de Lúcio Bitencourt, Maurício Chaer e outros.

Um dos principais destaques do relatório final de inventariação é o aumento das doações de acervo. Somente neste ano, foram doados mais de 4 mil itens para ao município. Entre as principais doações estão obras da artista plástica Ester Mazzini e do maestro Américo Del Corto, falecido em março de 2018.

“Fazer o inventário do acervo de todos os museus da cidade demonstra que a gestão do patrimônio em Ribeirão Pires está alinhada às recomendações legais. Mais importante do que isso é o respeito do Governo pelas famílias que doaram objetos confiando na guarda adequada. O inventário é uma das inúmeras formas de preservar o nosso patrimônio”, explica o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, César Ferreira.

Preservação – Além da inventariação, Ribeirão Pires já digitalizou mais de 5 mil fotos do acervo iconográfico do município. Os itens estão disponíveis no site do Centro de Exposições e História “Ricardo Nardelli”, e as solicitações de acesso ao acervo digital devem ser feitas pelo site www.ceh-rp.site.

“Todo o acervo de fotos em preto e branco, datadas do fim do século XIX até os anos de 1980, está digitalizado e preservado. Essas imagens fazem parte do início da história da nossa cidade. A equipe de Patrimônio Cultural e Natural segue com o trabalho de digitalização do acervo, que possui mais de 9 mil fotos”, explica Marcílio Duarte, diretor de Patrimônio Cultural do município.