Previous slide
Next slide

Núcleo Pedagógico e secretária de Educação se reuniram para analisar e apresentar novas propostas para o Ensino Fundamental I

Nesta terça- feira, dia 11, a Secretaria de Educação de Ribeirão Pires, por meio do Núcleo Pedagógico, realizou reunião com as orientadoras da rede municipal de ensino para  traças novas ações e analisar o resultado positivo atingido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. O encontro contou com a presença do vice-prefeito da cidade, Gabriel Roncon, e da secretária de Educação, Flávia Banwart.

Na última semana, o Ministério da Educação divulgou os resultados do Ideb 2017. Ribeirão Pires foi a cidade da região do ABC que apresentou a maior evolução nos anos iniciais entre as redes municipais de ensino. O município saltou da nota 6,3 em 2015 para 7 em 2017, superando, inclusive a meta prevista para este ano, de 6,6.

Pela projeção do Ideb, a rede municipal ribeirão-pirense teria como meta atingir a nota 7 apenas em 2021. No Fundamental II, o desempenho de Ribeirão Pires no Ideb também apresentou avanços. A nota da rede municipal subiu de 5,4 em 2015 para 5,7 em 2017.

“O objetivo no nosso encontro com a equipe pedagógica foi analisar os resultados positivos, mas, principalmente apresentar propostas de ações focadas no Ensino Fundamental II, que é nosso novo desafio”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart.

Formações – Em 2017, a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia de Ribeirão Pires implantou o Programa de Formação Continuada, organizado pelo Núcleo Pedagógico da pasta, capacitando gestores, agentes escolares e professores de diferentes disciplinas. As capacitações fazem parte do calendário permanente da Educação e estão entre as metas de valorizar os profissionais do setor.

“O resultado do Ideb vem nos mostrar que a capacitação contínua dos profissionais é de extrema importância para avançarmos. Além disso, estamos investindo e valorizando os nossos professores para que eles invistam nos nossos alunos”, comentou a secretária Flávia Banwart.

Na próxima quinta-feira, dia 13, a secretária de educação e o Núcleo Pedagógico se reunirão com os gestores das nove escolas  de Ensino Fundamental da rede municipal. “Todas as ações desenvolvidas têm como finalidade e prioridade a melhoria da qualidade do ensino oferecido. Esta conquista positiva no Ideb é mérito de todos que fazem a sua parte, contribuem e observam a importância e a diferença que a educação poderá fazer na vida dos alunos”, afirmou a secretária.