Previous slide
Next slide

Certificação garante análise prioritária para liberação de recurso por meio de programa de estímulo à atividade turística em todo o País

Nesta quinta-feira, dia 2, o prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, recebeu das mãos do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o Selo+Turismo – declaração que garante ao município análise prioritária para a obtenção de recursos junto ao Governo Federal. Ribeirão Pires é a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber a certificação. Acompanharam a reunião, realizada em Brasília, os secretários de Obras, Taka Yamauchi, e de Turismo e Desenvolvimento Econômico, César Ferreira, além de equipe técnica do Ministério.

O Ministério de Turismo (MTur) já havia sinalizado que a estância ribeirão-pirense teria prioridade na análise de propostas apresentadas pela Prefeitura para captação de recursos, por meio de financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), pelo programa Prodetur + Turismo. Três objetos foram apresentados e aprovados pelo MTur: reforma do Teatro Municipal Euclides Menato; Reforma do Parque Municipal Pérola da Serra; Construção de Parque Linear na Avenida Prefeito Valdírio Prisco. Os projetos totalizam R$ 9,5 milhões em investimentos.

“Trazemos para Ribeirão Pires mais um importante avanço que é o reconhecimento pelo Ministério do Turismo do potencial de nossa Estância e da viabilidade dos projetos para os quais estamos buscando recursos. Todo o nosso empenho tem como objetivo resgatar e valorizar as belezas naturais, históricas e culturais de nosso município, bem como a recuperação e criação de roteiros turísticos atraentes para os visitantes. Dessa forma, o turismo poderá ser, de fato, uma atividade econômica rentável para os moradores e empreendedores de Ribeirão”, observou o prefeito Kiko.

O próximo passo será a análise de documentação e dos objetos por técnicos do BNDES, para que, posteriormente, seja feita a indicação de agente de crédito para liberação de recurso. O município trabalha, ainda, na elaboração de projetos básicos para cada uma das propostas já aprovadas pelo Mtur.

Obras em andamento – A Prefeitura de Ribeirão Pires deu início a pacote de melhorias no município, inclusive projetos do setor turístico. Por meio de convênio com o Dadetur, a cidade está investindo R$ 10 milhões para a implantação de três projetos, já em execução: Boulevard Gastronômico – fases 1 e 2, e Parque Oriental.

O Boulevard Gastronômico – fases 1 e 2, será um marco para o receptivo de visitantes à cidade. Além de tornar a área do comércio central muito mais atraente para os consumidores, o projeto consiste em transformar essa região no ponto de partida e integração de roteiros turísticos por toda a Estância, com a revitalização de ruas principais do Centro – padronização urbanística e paisagística.

O Boulevard estará integrado com o Parque Oriental, antigo camping, ligado, por sua vez, ao Templo Luz do Oriente, onde está situada a Torre de Miroku. No Parque, profissionais trabalham na construção da estrutura do espaço que sediará Centro de Convenções. O local contará, ainda, com área gastronômica e Centro de Informações, além de áreas para a prática de atividades físicas e de lazer, bem como de contemplação.